Crítica - Atentado ao Hotel Taj Mahal - Engenharia do Cinema

publicado em:18/07/19 10:31 AM por: Gabriel Fernandes CríticasTexto

Filmes sobre atentados terroristas normalmente são mais do mesmo. Sempre temos uma sequencia genérica de chacina, seguida de uma investigação massiva, um dramalhão intercalando estes e em seu desfecho, é mostrada a solução seguida da idolatração do país envolvido. “Atentado ao Hotel Taj Mahal” peca um pouco nesses quesitos, mas felizmente o diretor Anthony Maras (que também assina o roteiro com John Collee), soube trabalha-los e criou um tenso longa sobre um dos mais fatais atentados da história na Índia.

Nazanin Boniadi, Armie Hammer, and Dev Patel in Hotel Mumbai (2018)
Imagem: IMDB

No final de novembro de 2008, um grupo do Estado Islâmico se divide em distintos lugares em Mumbai, na Índia. Eles executam uma série de atentados terroristas, onde a concentração acaba sendo no luxuoso Hotel Taj Mahal. Nós vemos o atentado no ponto de vista do hospede David (Armie Hammer) e do funcionário Arjun (Dev Patel).

Dev Patel in Hotel Mumbai (2018)
Imagem: IMDB

Nos primeiros 10 minutos, a direção de Maras é operante e mostra tudo dentro do contexto no gênero (apresentação dos personagens que acompanharemos as tramas e fatos sendo montados aos poucos). Mas quando o primeiro atentado ocorre, a tensão começa a dominar a cena. Em poucos segundos já adentramos na pele das vitimas e se sentimos dentro da situação. Os terroristas dão medo e mesmo sequer conhecendo as vitimas mais a fundo, já torcemos pela vida delas. Tudo é mostrado com extrema violência, transpondo bastante realismo (já adianto, que os expectadores mais fracos, não vão aguentar chegar na metade do filme).

Agora dos personagens citados no segundo paragrafo, só o primeiro consegue ter arcos mais tensos, por se tratar de um homem tentando salvar sua esposa e filho recém nascido, que está com a babá em outra parte do hotel. Enquanto o segundo tenta proteger o máximo de hóspedes dentro do possível, ganha uma trama “secundária”. Mas destes, quem consegue roubar a cena é o misterioso personagem de Jason Isaacs, onde a todo momento não sabemos realmente a índole de suas atitudes.

“Atentado Ao Hotel Taj Mahal” é um filme forte e impressionante, onde se você procura um suspense com bastante tensão é o longa certo.

Gabriel_Fernandes

Gabriel Fernandes: Engenheiro de Computação, Cineasta, Critico de Cinema e agora Radialista na Rádio RVD, resolveu compartilhar seu conhecimento sobre cinema com todos aqueles que apreciam essa sétima arte.



A última modificação foi feita em:setembro 23rd, 2019 as 15:56


Post Tags

Engenheiro de Computação, Cineasta e Critico de Cinema, resolveu compartilhar seu conhecimento sobre cinema com todos aqueles que apreciam essa sétima arte.


Comentários



Adicionar Comentário