Crítica - Missão no Mar Vermelho - Engenharia do Cinema

publicado em:4/08/19 8:40 PM por: Gabriel Fernandes CríticasFilmesNetflixTexto

Pegando o sucesso do Oscarizado “Argo”, “Missão no Mar Vermelho” possui basicamente uma premissa similar ao citado. Mas ele diverge na questão do território e a situação de onde se passa a trama. Trocamos os civis estadunidenses por etíopes, e o cinema por hotel.

Imagem: Divulgação (Netflix)

Baseado em uma história real, a trama mostra o agente da Mossad Ari Levinson (Chris Evans), que acaba sendo encarregado da missão de tirar refugiados etíopes do Sudão para Jerusalém, no inicio dos anos 80. Eis que ele possui a ideia de utilizar um hotel abandonado como fachada para poder realizar o transporte destes por navio.

Escrito e dirigido por Gideon Raff, o filme começa com uma narrativa habitual do gênero, onde primeiro somos apresentados a todos os personagens centrais das formas mais habituais o possível (através de mini arcos que já definem a personalidade de cada um), para assim podermos pegar apreço a eles e ficar mais adentro do suspense que esta por vir. Felizmente o recurso funciona, apesar de demorar um pouco para decolar a tensão (só depois de 50 minutos, começamos a ficar presos).

Imagem: Divulgação (Netflix)

Quando estes chegam, o cineasta Raff sabe os trabalhar, pois ele evita colocar uma trilha sonora e filmagens gritantes (com a imagem não ficando parada e músicas que endossam o suspense de forma óbvia), mas sim uma câmera mais centralizada e foca mais nos olhares dos rebeldes africanos (que realmente são assustadores e frios).

Quanto as atuações, não há um destaque em si além do próprio Chris Evans. O ator se sai bem no papel, mas não é o cara ideal para esse tipo de filme.

“Missão no Mar Vermelho” é um dos poucos longas “originais Netflix” (apesar de ter sido adquirido pela empresa em um festival de cinema, quando este foi exibido) que realmente possui qualidade, mas infelizmente o público acaba deixando para escanteio por conta da temática. Se você gostou de “Argo” vai adorar este filme.

Gabriel_Fernandes

Gabriel Fernandes: Engenheiro de Computação, Cineasta, Critico de Cinema e agora Radialista na Rádio RVD, resolveu compartilhar seu conhecimento sobre cinema com todos aqueles que apreciam essa sétima arte.



Post Tags

Engenheiro de Computação, Cineasta e Critico de Cinema, resolveu compartilhar seu conhecimento sobre cinema com todos aqueles que apreciam essa sétima arte.


Comentários



Adicionar Comentário