Vamos Recordar?: "Negócio Arriscado" - Engenharia do Cinema

publicado em:9/09/19 6:40 PM por: Gabriel Fernandes CríticasTextoVamos Recordar?

Lançado em 1983, “Negócio Arriscado” foi o primeiro grande sucesso na carreira de Tom Cruise, onde além de correr, ele conseguiu revolucionar o gênero “Sessão da Tarde”, e render a sua primeira indicação ao Globo de Ouro.

Quem já não pensou nas diversas possibilidades do que se fazer, quando seus pais viajam por alguns dias e você tem total liberdade em casa? O jovem Joel (Cruise) decide fazer diversas coisas como dançar de cueca (numa cena que se tornou clássica), comer e beber diversas porcarias e contratar uma garota de programa (Rebecca De Mornay). Ingenuo, ele acaba entrando na conversa da mesma e transforma sua casa em um verdadeiro bordel, e logo acaba entrando em diversas confusões com cafetões e garotas de programa.

Resultado de imagem para negócio arriscado
Imagem: Warner Bros Pictures (Divulgação)

Esse é daqueles filmes que nas mãos erradas, viraria a maior pornochanchada. Só que o diretor e roteirista Paul Brickman procura ao máximo seguir o estilo John Hughes em sua narrativa, pois temos o amadurecimento do protagonista como o fator central. Pra se ter uma ideia, o status deste filme é tanto que dezenas de longas se inspiraram neste (em uma lista que inclui clássicos como “Esqueceram de Mim” e até mesmo atos de “Os Simpsons”), e consequentemente a música “Old Time Rock’n Roll”, do Bob Seger acabou sendo imortalizada pela sequencia de Cruise dançando a mesma em sua sala de camisa social rosa, cueca e meias. Para uma geração que já se acostumou a ver o ator fazer coisas impossíveis em diversas sequencias de ação, é muito estranho vê-lo vivendo um adolescente rebelde. A única coisa que ele ainda carrega desde então, é o a fato dele também correr e que na vida real ele iniciou um breve namoro com a atriz Rebecca De Mornay. 

Imagem relacionada
Imagem: Warner Bros Pictures (Divulgação)

“Negócio Arriscado” é um daqueles longas que sabemos da sua existência de alguma maneira, mas muita das vezes o deixamos passar batido, pelo simples fato de “desprezo com clássicos” (sim, eu ouço muito disso). Pra quem gosta de Tom Cruise e de filmes do John Hudges, esse filme é OBRIGATÓRIO.

Gabriel_Fernandes

Gabriel Fernandes: Engenheiro de Computação, Cineasta, Critico de Cinema e agora Radialista na Rádio RVD, resolveu compartilhar seu conhecimento sobre cinema com todos aqueles que apreciam essa sétima arte.



A última modificação foi feita em:setembro 23rd, 2019 as 19:16


Post Tags

Engenheiro de Computação, Jornalista, Cineasta e Critico de Cinema, resolveu compartilhar seu conhecimento sobre cinema com todos aqueles que apreciam essa sétima arte.


Comentários



Adicionar Comentário