Após não conseguir cumprir normas da Ancine, "Marighella" tem estreia suspensa no Brasil - Engenharia do Cinema
Após não ter conseguido cumprir as ordens solicitadas pela Ancine (Agência Nacional do Cinema) para seu lançamento nos cinemas nacionais, o longa “Marighella” teve sua estreia, em 20 de novembro, suspensa. Em nota a “O2 Filmes” reconheceu o fato, lamentando o ocorrido:
“Nós, produtores do longa-metragem Marighella, dirigido por Wagner Moura, anunciamos que a data de lançamento do filme nos cinemas brasileiros, divulgada anteriormente para 20 de novembro de 2019, está cancelada. Os produtores haviam escolhido o mês de novembro, que marca os 50 anos de morte de Carlos Marighella, e o dia 20, da Consciência Negra, para a estreia. No entanto, a O2 Filmes não conseguiu cumprir a tempo todos os trâmites exigidos pela Ancine (Agência Nacional do Cinema). Marighella segue sendo apresentado com muitos sucesso em vários festivais de cinema no mundo.”
O longa ficou conhecido por ser dirigido pelo ator Wagner Moura, e distorcer fatos da realidade sobre líder revolucionário Marighella. Enquanto na realidade o mesmo foi um verdadeiro assassino psicopata, o roteiro o trata como um verdadeiro “herói” das minorias.
O elenco possui nomes como Seu Jorge (vivendo Marighella), Adriana Esteves, Bruno Gagliasso e Luiz Carlos Vasconcelos.
Opinião do Gabriel: A nova data provavelmente seja em meados de março/abril do próximo ano. Se não for jogado para 2021.
Gabriel Fernandes: Engenheiro de Computação, Cineasta, Critico de Cinema e agora Radialista na Rádio RVD, resolveu compartilhar seu conhecimento sobre cinema com todos aqueles que apreciam essa sétima arte.