Crítica - Ford Vs Ferrari - Engenharia do Cinema
Só de ouvir no nome Ferrari, logo vem a mente os carros mais lindos, potentes e vencedores das mais diversas corridas. Porém em meados dos anos 60, a industria automobilística enfrentou grandes competições, onde a maior delas foi dentre a Ford e a Fiat. O motivo? Esta conseguiu “passar a perna” na primeira, na compra da Ferrari, o que os fez chamar os experientes Carroll Shelby (Matt Damon) e Ken Miles (Christian Bale), para projetarem um carro capaz de vencer esta, nas corridas.
A trama de “Ford Vs Ferrari” é basicamente esta, porém o diretor James Mangold (“Logan”) consegue fazer com que até os não fãs de carros, apreciem a narrativa. Suas técnicas utilizadas nas filmagens corridas, são realmente muito boas, onde ele usa a câmera de uma forma, pela qual não tira o foco do carro protagonista.
Já o roteiro de Jez Butterworth, John-Henry Butterworth e Jason Keller, faz questão de deixar a história bem explicada, desde o principio. Vemos o crescimento da industria automobilista, os motivos que levaram o interesse de compra da Ferrari, e a importância de Shelby e Miles neste contexto. Se tudo isso não fosse moldado da forma correta, a trama não faria sentido algum de ser mostrada nos cinemas. Claro existem alguns clichês habituais já conhecidos neste tipo de trama (como o clássico “sonho americano”), mas datado o contexto da narrativa, o recurso foi valido.
Agora com relação as atuações, Damon teve o demérito de ter falas que remetem a propagandas de carros/margarina, sempre que surge algum problema ou situação em seu caminho. Ele está ótimo, mesmo com esse descuido do roteiro. Já Bale transpõe mais um show de atuação, e passa a total confiança de um mecânico/piloto nato. Indicação garantida para o Oscar de ator coadjuvante, em 2020. Sua esposa interpretada por Caitriona Balfe, também faz um ótimo papel dramático e um balanço na narrativa, o que acarretará também a atriz uma indicação a atriz coadjuvante, no citado.
“Ford Vs Ferrari” é uma história que tocará não só os fãs do automobilismo, como também fãs de cinebiografias. Sem dúvidas veremos este titulo como um dos indicados a melhor filme de 2020, no Oscar.
Gabriel Fernandes: Engenheiro de Computação, Cineasta, Critico de Cinema e agora Radialista na Rádio RVD, resolveu compartilhar seu conhecimento sobre cinema com todos aqueles que apreciam essa sétima arte.