Crítica - Um Espião Animal - Engenharia do Cinema
Animação pode ser considerado facilmente como um dos gêneros mais difíceis de se fazer para os cinemas. Se você faz muito infantil, não levam os pais; se você faz muito adulto, não levam as crianças. Isso a Disney/Pixar sabe dosar muito bem, porém não são todos os longas destes que sempre são realmente muito bons (quem lembra do recente “Carros 3”). A Blue Sky Studios (parte de animação da Fox, que agora é da Disney) ultimamente tem passado por um período onde não conseguia trabalhar essa questão. Mas tudo mudou com este “Um Espião Animal”, que é sem dúvidas uma das mais engraçadas animações em anos.
A história mostra o agente Lance (voz de Will Smith), pelo qual falha em uma missão e é acusado de ser um traidor por sua agência de espionagem. Sem ter recursos para conseguir provar sua inocência, ele recorre ao jovem cientista Walter (voz de Tom Holland). Mas a nova invenção deste, lhe acaba transformando em um pombo.
Começo destacando que conferi a versão legendada desta animação, e os traços e personalidades dos citados, realmente foram concebidas para serem feitos por Smith e Holland. Além de possuírem uma excelente química, este acaba sendo o que rende os momentos mais hilários do filme (principalmente quando ele irrita aquele, a risada é iminente). Mesmo o roteiro sendo bastante previsível e simples, o talento colocado na dupla central acaba realmente sendo o grande destaque. Temos também alguns coadjuvantes pombos (literalmente) que roubam a cena e acabam arrancando gargalhadas do espectador.
Para atrelar o público geek para este universo temos diversas referências notáveis a filmes recentes como “Homem-Aranha: Longe de Casa” (estrelado pelo próprio Holland) e o último filme de James Bond. Sim, até nestes momentos o riso ocorre.
“Um Espião Animal” é uma grata surpresa nestas férias, pelo qual se você é adulto e procura levar alguma criança em uma animação que também lhe divirta, esta é a escolha certa.
Gabriel Fernandes: Engenheiro de Computação, Cineasta, Crítico de Cinema e agora Radialista na Rádio RVD, resolveu compartilhar seu conhecimento sobre cinema com todos aqueles que apreciam essa sétima arte.