Oscar muda as regras e aceitará filmes lançados diretamente em streaming, em 2021 - Engenharia do Cinema
Após a pandemia do coronavírus fechar diversos cinemas pelo mundo, inclusive nos Eua, a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas lançou um comunicado oficial alegando algumas mudanças nas regras para tornar um filme elegível ao Oscar 2021.
Agora ele não precisará ser lançado em um cinema de Los Angeles, durante uma semana para ser válida sua candidatura. Ele só precisará ser lançado em sua plataforma streaming (como Netflix, Amazon Prime Vídeo e Disney+), seguir as regras padrões para validação (duração posterior de 60 minutos e anteriormente estar previsto para estrear nos cinemas, antes da pandemia) e então terá um prazo de 60 dias para ser incluído na plataforma da própria Academia. Vale ressaltar que essa regra será extinta quando os cinemas voltarem a funcionar normalmente.
“A Academia acredita firmemente que não há forma melhor de vivenciar a magia dos filmes do que vê-los no cinema. Nosso comprometimento é permanente”, falaram em comunicado oficial David Rubin e Dawn Hudson, presidente e CEO da Academia, respectivamente. “Mesmo assim, a trágica pandemia do coronavírus requer essa exceção temporária às nossas regras de premiação. A Academia apoia nossos membros e colegas durante esse tempo de incerteza. Nós reconhecemos a importância de seus trabalhos serem vistos e celebrados, especialmente agora que o público aprecia filmes mais do que nunca.” Completaram.
Também foram alteradas algumas regras em outras categorias. Agora as categorias de Edição de Som e Mixagem de Som, serão apenas rotuladas como Melhor Som, e as ações serão consideradas em um único contexto para receber o prêmio.
Com relação a Melhor Filme Estrangeiro, agora todos os membros da Academia poderão votar em seu favorito também. Anteriormente apenas os indicados e vencedores nesta categoria ou com relação a ela, poderiam votar.
Eles também anunciaram que este será o último ano dos habituais DVDs Screeners, que eram fornecidos aos votantes para lhes abster a ida aos cinemas e conseguirem votar em suas residências. A partir de 2021, todos os indicados serão colocados na plataforma streaming exclusiva para membros da Academia.
Até o presente momento a cerimonia do Oscar 2021 continua marcada para 28 de fevereiro. Porém em maio haverá uma nova reunião dentre os membros, para decidirem sobre as questões de datas e prazos.
Confira nosso artigo explicando como o processo pós COVID-19 poderá ocorrer na industria do cinema, clicando aqui.
Opinião do Gabriel: Agora é aguardarmos se algum filme lançado nesta época, será considerado na categoria principal.
Gabriel Fernandes: Engenheiro de Computação, Cineasta, Crítico de Cinema e agora Radialista na Rádio RVD, resolveu compartilhar seu conhecimento sobre cinema com todos aqueles que apreciam essa sétima arte.