Especial #BlackLivesMatter: A Procura da Felicidade - Engenharia do Cinema
Este especial tem como propósito citar e recordar os principais filmes com protagonistas negros. Nós repudiamos quaisquer atitudes racistas e preconceituosas, e neste quadro iremos enaltecer produções marcantes do cinema.
Responsável por grande parte dos memes de superação nas redes sociais, “A Procura da Felicidade” hoje se tornou um clássico da “Sessão da Tarde”, mas na época de seu lançamento em 2007, era impossível não conhecer alguém que tinha saído da sala dos cinemas caindo aos prantos na história de superação do vendedor falido Chris Gardner (Will Smith) e seu filho, Christopher (Jaden Smith).
A história mostra a queda e ascensão do empresário citado, que após perder seu emprego, esposa(Thandie Newton) e casa, acaba tendo de morar na rua com o filho pequeno. Até hoje é considerado por muitos (assim como este que vos fala), uma das maiores histórias de superação já mostradas pelo cinema e o grande papel da carreira de Will Smith (que lhe rendeu sua segunda indicação ao Oscar, em 2007).
A direção de Gabriele Muccino e o roteiro de Steve Conrad, procuram retratar a trajetória de Gardner com o máximo de realismo possível, e por isso vemos o dito cujo enfrentando diversos problemas reais enquanto tenta passar para o próprio filho que “está tudo bem”, quando na verdade não está. Como vemos na perspectiva do citado, a dificuldade é eminente em diversos fatores e nós como espectadores acabamos se sentindo dentro da pele de Gardner, e logo nos emocionamos com cada vitória que ele vai conquistando.
“A Procura da Felicidade” é um dos maiores longas da carreira de Will Smith, e um dos dramas mais emocionantes do inicio da década.
Gabriel Fernandes: Engenheiro de Computação, Cineasta, Crítico de Cinema e agora Radialista na Rádio RVD, resolveu compartilhar seu conhecimento sobre cinema com todos aqueles que apreciam essa sétima arte.