Crítica - John DeLorean: Visionário ou Vigarista? - Engenharia do Cinema
Lançado em conjunto com “DeLorean: Do Motor ao Crime” no catálogo do Telecine, “John Delorean: Visionário ou Vigarista?” tem como foco mostrar a história do engenheiro automobilístico John Delorean, que largou o cargo na General Motors para criar seu próprio modelo de carro (que hoje é recordado apenas por ser o ícone da trilogia “De Volta Para o Futuro”). Porém devido ao péssimo entendimento na área administrativa, ele acabou levando o negócio a falência e teve de se envolver em diversos crimes para conseguir arcar com às dividas.
Concebido como um docudrama (filme que mescla documentário com cenas dramatúrgicas), este projeto comandado pela dupla Don Argott e Sheena M. Joyce peca exatamente nesta questão. O documentário por si só já possui uma trama suficiente para se guiar apenas a base dos relatos e cenas reais dos fatos, dispensando a dramaturgia com Alec Baldwin e Morena Baccarin (que vivem o próprio John Deloren e sua esposa Cristina Ferrare, e expõem relatos sobre suas preparações). Sempre que a edição corta para eles, todo aquele gás e interesse pela história às vezes acabam se perdendo e nos perguntamos “não havia necessidade disso ser feito”.
Não querendo criticar às atuações, mas parecia que estamos assistindo os bastidores de um filme ou uma série sobre o empresário (embora eles estarem filmando este mesmo longa). Enquanto em alguns momentos vemos familiares, amigos e ex-funcionários deste relatando como eram e se tornaram suas vidas (alguns acabaram literalmente e perdendo na vida), intercalando com filmagens reais dos acontecimentos (sendo notável o grande empenho que os cineastas responsáveis tiveram na captura destas cenas), ao mesmo tempo vemos Baldwin (com uma maquiagem bastante esquisita, pra poder se parecer com DeLorean) e Baccarin comentando como eles faziam pra atuar neste projeto (bem sem lógica isso) e a própria equipe se preparando para gravar as suas cenas.
“John Delorean: Visionário ou Vigarista?” teria dado certo e muito se tivesse optado por apenas ter seguido como um simples documentário sobre a vida de John DeLorean, e não mesclar com cenas dramatúrgicas.
Gabriel Fernandes: Engenheiro de Computação, Cineasta, Crítico de Cinema e agora Radialista na Rádio RVD, resolveu compartilhar seu conhecimento sobre cinema com todos aqueles que apreciam essa sétima arte.
Assisti o filme “docudrama” ontem pela NetFlix e achei bem interessante. Pude conhecer um pouco da vida desse Engenheiro da GM que desafiou os grandes e teve, até certo ponto, grande sucesso.
Gostei muito da atuação do Alex Baldwin e até da maquiagem esquisita. Em alguns momentos até me confundia com o personagem real.
Legal de assistir.