Crítica - The Old Guard - Engenharia do Cinema
Nos últimos meses a Netflix tem investido em seu quadro de produções no estilo Blockbusters. Depois de “Esquadrão 6” e “Resgate”, chega agora a plataforma “The Old Guard”, protagonizado por uma das principais estrelas do gênero de ação: Charlize Theron (“Atômica”).
A história é inspirada nas HQs de Greg Rucka (que também assina a adaptação) e Leandro Fernandez, e conta a história de um grupo de mercenários imortais, liderados por Andy (Theron), que após caírem em uma emboscada, escalam uma nova integrante chamada Nile (KiKi Layne). Juntos eles tentaram procurar o responsável pelo ato, que quer capturá-los para conseguir extrair seus poderes com o propósito de transformar em possíveis curas para grandes doenças.
Com essa breve sinopse uma coisa já é certa: a história realmente é genérica, previsível e simples. Se não fosse uma produção com diversas cenas de ação e não tivesse o nome de Theron envolvido, certamente passaria em branco. Porém devido ao carisma dela, o longa realmente funciona e diverte. Conhecida por protagonizar às próprias cenas de luta em seus filmes, é notável que aqui ela as faz, mas seus colegas de cena não (devido as constantes técnicas de câmeras tremidas, em cenas de pancadaria e servem para “esconder” os dublês).
Apesar de não explorar novidades e não ser original, a diretora Gina Prince-Bythewood (“A Vida Secreta das Abelhas”) consegue prender a atenção do espectador nas cenas de ação. Mas quando procura focar nos coadjuvantes, nenhum arco chega a ser bem explorado e algumas situações são literalmente jogadas para uma possível sequência (que provavelmente será aprovada pela Netflix, em questão de dias). Quando ele opta por focar no drama, ao invés da ação a qualidade do longa realmente decai (mas não a ponto que lhe prejudique).
“The Old Guard” é um divertido filme de ação, onde o único propósito é entreter o espectador nesta época de ausência dos cinemas e grandes lançamentos.
Gabriel Fernandes: Engenheiro de Computação, Cineasta, Crítico de Cinema e agora Radialista na Rádio RVD, resolveu compartilhar seu conhecimento sobre cinema com todos aqueles que apreciam essa sétima arte.