Crítica - Eu, Você e a Garota Que Vai Morrer - Engenharia do Cinema
Lançado em meados de 2015, somente agora peguei para assistir este divertido e interessante drama adolescente que nos faz refletir, e muito. “Eu, Você e a Garota Que Vai Morrer” é o verdadeiro retrato sobre como devemos valorizar as pequenas coisas e nos mostra uma história bastante simples e humana.
Imagem: Searchlight Pictures (Divulgação)
Inspirado no livro de Jesse Andrews (que também assinou o roteiro do longa), a história mostra o adolescente Greg (Thomas Mann) que possui uma vida pacata com seu “amigo” Earl (RJ Cyler) até o dia em que sua mãe (Connie Britton) lhe avisa sobre o fato de uma colega de escola chamada Ranchel (Olivia Cooke) estar com leucemia em estágio avançado e que ela irá morrer em questão de meses. “Obrigado” a sair com ela, ele começa a reavaliar seus pensamentos e vê que suas pequenas atitudes podem fazer diferença em uma vida.
Imagem: Searchlight Pictures (Divulgação)
Apesar do cineasta Alfonso Gomez-Rejon nos apresentar uma história um tanto que comum no cinema, o diferencial está em sua narrativa e na retratação da história. Através de seus enquadramentos dentre Greg e Ranchel, ele mostra a evolução no nível de proximidade da dupla (onde, à medida que eles vão ficando mais perto, mais amigos eles estão ficando). Além disso, temos o mais diverso e eclético grupo de pessoas que englobam a dupla central, com personagens vividos com pequenas participações de luxo como Jon Bernthal, Nick Offerman e Katherine Hughes (essa possui o maior diferencial da narrativa).
Há também diversas homenagens a várias produções clássicas do cinema, pois os personagens Greg e Earl têm como hobby “regravar” filmes famosos, em suas versões (outro fator bastante interessante de se acompanhar”).
“Eu, Você e a Garota Que Vai Morrer” foi uma grata surpresa que me pegou nestes dias e que, certamente, merece ser conferido por todos que necessitam de um álibi para lavar a alma.
Gabriel Fernandes: Engenheiro de Computação, Cineasta, Crítico de Cinema e agora Radialista na Rádio RVD, resolveu compartilhar seu conhecimento sobre cinema com todos aqueles que apreciam essa sétima arte.