Crítica - Sem Espaços Seguros - Engenharia do Cinema
Não é novidade que vivemos em uma época da patrulha de pensamentos, onde qualquer coisa que pensamos ao contrário de uma ideologia, já somos tachados de alguma coisa. Seja como “fascista”, “racista” e “homofóbico”, até coisas mais graves como “nazista” e “estuprador”. O documentário “Sem Espaços Seguros” chegou no catalogo do Telecine justamente na época certa, pois cada vez mais o assunto é debatido e vivenciado por quase todos nós.
Imagem: Mill Creek Entertainment (Divulgação)
Como anfitriões temos o comediante Adam Carolla e o musico e ativista político Dennis Prager. Ambos possuem personalidades completamente diferentes, mas juntos debatem um tema que ambos são vitimas: a patrulha do politicamente correto. Para isso eles nos apresentam diversas situações com pessoas reais em quaisquer áreas, principalmente na questão de comediantes, onde alguns tiveram até seus seriados e programas cancelados por conta destas polêmicas.
Imagem: Mill Creek Entertainment (Divulgação)
Já começo antecipando que o diretor Justin Folk faz um documentário voltado para quem possui mente aberta ao assunto, ou seja, se você procura fazer uma certa “justiça social”, este filme foi feito para você. Porque em momento algum ele chega a passar pano para as situações, muito pelo contrário, ele mostra que independentemente de seu posicionamento político, tudo pode ser destruído pela patrulha até por uma simples risada em um discurso.
Mas Folk erra bruscamente em ter elaborado cenas de “simulação” das situações datadas por Carolla e Prager, pois eles já estavam mencionando elas oralmente e o recurso é usado apenas no inicio e no final do filme, e de maneira bastante porca (tirando bastante um pouco da qualidade do conteúdo)
“Sem Espaços Seguros” é um documentário voltado apenas para aqueles que sentem falta de críticas ácidas e plausíveis ao politicamente correto e patrulhas de pensamento.
Gabriel Fernandes: Engenheiro de Computação, Cineasta, Crítico de Cinema e agora Radialista na Rádio RVD, resolveu compartilhar seu conhecimento sobre cinema com todos aqueles que apreciam essa sétima arte.