Crítica - On The Rocks - Engenharia do Cinema
Em meados de 2003, a cineasta Sofia Coppola lançou um dos filmes mais belos e marcantes da carreira do astro Bill Murray, e que lhe rendeu seu primeiro Oscar: “Encontros e Desencontros“. 17 anos depois, ela volta a trabalhar com este em um longa com o mesmo estilo e que muitos vem considerando como uma “nova roupagem” do citado. “On The Rocks” não só conseguiu ter sua própria imagem, como ainda mostra que Murray e Rashida Jones conseguiram fazer uma ótima dupla como pai e filha.
Imagem: Apple TV+ (Divulgação)
Neste enredo, escrito pela própria Coppola, Murray interpreta o bilionário Felix, que decide visitar sua filha Laura (Jones). Porém, ele passa a suspeitar, com ela, que seu marido Dean (Marlon Wayans) está lhe traindo nas viagens para trabalho.
Imagem: Apple TV+ (Divulgação)
Nos primeiros dois minutos, Coppola é bastante sutil na representação do que estar por vir no enredo. Começamos vendo um conjunto de roupas do casal citado no chão (representando o amor) e logo depois o arco avança no futuro e vemos a mesma cena, mas agora são brinquedos e coisas de crianças, e já corta para uma Laura mais cansada e triste, enquanto Dean não deixou de ser o galã de sempre. A crise no relacionamento de ambos é notável apenas no olhar dos dois atores (e o roteiro não apontou isso nos diálogos, apenas para constar), mostrando o quão eles possuem química e talento (não duvido que algum deles surpreenderam na época de premiações).
Enquanto Murray representa um verdadeiro contraponto nesta narrativa, ou seja, ele é uma sátira a persona de si próprio. Enquanto Jones representa o lado dramático e mais sério, ele procura trazer um pouco de sorrisos e alegria, devido ao seu amor pela filha.
“On The Rocks” é uma divertida surpresa da cineasta Sofia Coppola e que, em tempos de desgraça e tristezas, é uma ótima pedida para quem deseja algo light e reflexivo.
Gabriel Fernandes: Engenheiro de Computação, Cineasta, Crítico de Cinema e agora Radialista na Rádio RVD, resolveu compartilhar seu conhecimento sobre cinema com todos aqueles que apreciam essa sétima arte.