Crítica - Free Solo - Engenharia do Cinema

publicado em:20/12/20 10:42 AM por: Gabriel Fernandes CríticasDisney+StreamingTexto
Apoio

Vencedor do Oscar de melhor documentário em 2019, “Free Solo” conseguiu ser um dos destaques no lançamento do Disney+. Realizado pelo National Geograpic, a narrativa gira em torno do alpinista Alex Honnold.

Imagem: National Geograpic (Divulgação)

Nela vemos o estilo de vida de Honnold, que após o falecimento de seu pai, resolveu viajar pelos EUA e seguir seu sonho de viver como escalador de diversas montanhas. Mas seu principal objetivo é conseguir ser o primeiro a escalar o Monte El Capitan sem qualquer corda ou acessório de apoio (como diz a expressão “Free Solo”).

Imagem: National Geograpic (Divulgação)

Não hesito em dizer que a narrativa proposta por Jimmy Chin e Elizabeth Chai Vasarhelyi foi concebida para ser vista na melhor tela e qualidade o possível, ou seja, evite ver em um celular ou notebook. As cenas de escalada dele no El Capitan são realmente inacreditáveis, e dada a captação das imagens (seja na equipe em terra ou dos drones), conseguimos adentrar em sua pele e ficamos tão aflitos quanto ele (afinal, um vacilo, ele pode vir ao óbito).

O recurso funciona muito bem, pois, antes das respectivas cenas serem apresentadas, somos colocados a parte da vida de Honnold e entendemos seus objetivos e o quão ele sempre foi profissional nesta carreira. Vemos o quão muitas pessoas não aceitam esse estilo de vida, enquanto outras o elogiam por sua enorme coragem.

Free Solo” é um impactante e emocionante documentário, que nos consegue prender e transpor mais emoções que muitos longas que abordam a mesma temática.

Gabriel_Fernandes

Gabriel Fernandes: Engenheiro de Computação, Cineasta, Crítico de Cinema e agora Radialista na Rádio RVD, resolveu compartilhar seu conhecimento sobre cinema com todos aqueles que apreciam essa sétima arte.



Post Tags

Engenheiro de Computação, Cineasta e Critico de Cinema, resolveu compartilhar seu conhecimento sobre cinema com todos aqueles que apreciam essa sétima arte.


Comentários



Adicionar Comentário