Crítica - Pieces of a Woman - Engenharia do Cinema

publicado em:7/01/21 5:13 PM por: Gabriel Fernandes CríticasFilmesNetflixTexto
Apoio

Vencedor do prêmio de melhor atriz no Festival de Veneza (que normalmente é considerado um dos muitos termômetros do Oscar), para Vanessa Kirby, “Pieces of a Woman” chegou no catálogo da Netflix com o propósito de ser um dos carros chefes nas futuras premiações. Com uma premissa que realmente tem os fatores que o Oscar gosta (decadência familiar e degradação humana), não hesito em dizer que vamos ouvir falar demais desta produção nos próximos meses.

Imagem: Netflix (Divulgação)

Ela gira em torno de Martha (Kirby) que, após perder o filho prematuramente após seu parto, começa a entrar em uma enorme depressão e declínio na vida, junto de seu marido Sean (Shia LaBeouf) e todos a sua volta.

Imagem: Netflix (Divulgação)

Apenas no prólogo deste filme, vemos, não só, o talento do cineasta Kornél Mundruczó, por ter gravado uma cena de parto natural totalmente em plano sequência (fator que possivelmente lhe colocará dentre os indicados como diretor, no Oscar), como também a facilidade que Kirby consegue cativar o espectador em menos de 10 minutos em cena. Conseguimos adentrar em sua pele (inclusive na impressionante cena citada), compramos sua depressão e a todo momento entendemos o quão ela está sem reação a tudo que acontece.

Como um recurso sutil, Mundruczó reproduz a cena do parto através de enquadramentos sucintos (como uma simples cena dela indo ao banheiro), com o propósito de mostrar que ela ainda não esqueceu daquele momento trágico. Com relação a retratação dos coadjuvantes, apesar de LaBeouf novamente viver “ele mesmo”, quem conquista o público é a veterana Ellen Burstyn (que, provavelmente, vai ganhar o Oscar de coadjuvante), que interpreta a mãe de Martha.

Pieces of a Woman” sem dúvidas vai arrasar nas premiações nas categorias de atriz e atriz coadjuvantes, além de ter nos apresentado uma trama forte e ácida, que choca graças a sua naturalidade das situações.

Gabriel_Fernandes

Gabriel Fernandes: Engenheiro de Computação, Cineasta, Crítico de Cinema e agora Radialista na Rádio RVD, resolveu compartilhar seu conhecimento sobre cinema com todos aqueles que apreciam essa sétima arte.



Post Tags

Engenheiro de Computação, Cineasta e Critico de Cinema, resolveu compartilhar seu conhecimento sobre cinema com todos aqueles que apreciam essa sétima arte.


Comentários



Adicionar Comentário