Crítica - Pinóquio - Engenharia do Cinema

publicado em:22/01/21 9:52 AM por: Gabriel Fernandes CríticasTexto

Apoio

Pensem em uma grata surpresa que foi conferir esta nova adaptação de “Pinóquio“. Essa produção Italiana foi lançada em 2019, mas por conta da pandemia está chegando apenas agora nos cinemas brasileiros. Com um marketing pesado em cima do ator Roberto Benigni (que em 2002 dirigiu, escreveu e estrelou outra adaptação de “Pinóquio“), confesso que seu carisma foi o pontapé inicial para conseguirmos gostar desta narrativa.

Imagem: Imagem Filmes (Divulgação)

A história tem como base a obra original de Carlo Collodi, onde temos o pobre marceneiro Gepetto (Benigni), que acaba construindo um boneco de madeira, pelo qual acaba ganhando vida própria e recebe o nome de Pinóquio (Federico Ielapi). Este enredo é basicamente o mesmo do que já conhecemos, mas graças ao carisma de ambos atores citados.

Imagem: Imagem Filmes (Divulgação)

Nos primeiros 20 minutos o roteiro de Matteo Garrone (que também assina a direção) e Massimo Ceccherini, acaba optando por moldar a persona de Gepetto e como ele é em seu bairro e o quão vive uma rotina solitária. Quando surge Ielapi, a sensação que a narrativa passa é “passar a tocha”, pois a estrela acaba sendo ele. Com efeitos visuais de primeira, não hesito em dizer que foi a melhor versão em live-action do personagem. Além de no inicio da sua famosa jornada, conseguimos se sentir cativados pelo próprio, mesmo já conhecendo a história.

Porém com relação aos outros personagens conhecidos do enredo, Garrone optou por um recurso curioso (mas apreciado por muitos cinéfilos, ainda), que são às habituais máscaras e maquiagem pesada para representar animais, seres misticos e outras coisas. Ficou bem bacana de se ver a técnica em uma obra que não seja das franquias “Star Wars” ou “Star Trek” (que até hoje usam em suas produções).

Pinóquio” foi uma grata surpresa neste inicio de 2021, pelo qual consegue cativar adultos e crianças com muito bom humor e emoção.

Gabriel_Fernandes

Gabriel Fernandes: Engenheiro de Computação, Cineasta, Crítico de Cinema e agora Radialista na Rádio RVD, resolveu compartilhar seu conhecimento sobre cinema com todos aqueles que apreciam essa sétima arte.



A última modificação foi feita em:junho 26th, 2021 as 16:53


Post Tags

Engenheiro de Computação, Cineasta e Critico de Cinema, resolveu compartilhar seu conhecimento sobre cinema com todos aqueles que apreciam essa sétima arte.


Comentários



Adicionar Comentário