Crítica - Fale Com As Abelhas - Engenharia do Cinema
Este é aquele típico caso de “filme feito para festivais de cinema”, pois estamos falando de uma produção que rodou por vários deles desde 2018 e foi lançada agora nos cinemas brasileiros (mais por conta da ausência de filmes na reabertura das salas de cinema). Ao conferir “Fale Com As Abelhas” a única definição que tive em mente em seu término foi “temos outra produção como ‘Carol‘ (drama LGBT estrelado por Cate Blanchett e Rooney Mara)”.
Imagem: Riverstone Pictures (Divulgação)
Inspirado no livro de Fiona Shaw, a história se passa em pleno anos 50 e gira em torno de Lydia (Holliday Grainger), que é deixada pelo marido, tendo de cuidar sozinha de seu filho Charlie (Gregor Selkirk). Sem dinheiro para pagar as contas, ela é expulsa de sua casa e acaba sendo convidada para morar com a Dra. Jean (Anna Paquin), que se mudou para a cidade dela recentemente. Muito amiga daquele (principalmente por ele apreciar o viveiro de abelhas dela), aos poucos uma paixão começa a nascer dentre as duas.
Imagem: Riverstone Pictures (Divulgação)
Apesar de ter uma premissa já conhecida pelo cinema, não hesito em dizer que o roteiro adaptado por Henrietta Ashworth e Jessica Ashworth opta pelo “caminho fácil”. Com diversas frases de efeito do gênero, situações que em momento algum nos façam ter compaixão real por alguns personagens (inclusive na subtrama focada em uma das amigas de Lydia, que sequer consegue ser bem explorada), o roteiro perde tempo com coisas que não deveria.
Mas não estou falando de uma bomba, muito pelo contrário, pois o filme chega a entreter se você procura alguma produção simples do gênero. Tanto que Paquin e Grainger possuem química em tela desde o primeiro momento que vemos ambas juntas. Mas ambas tem a cena roubada por Selkirk, que tem o arco mais ácido da produção.
“Fale Com As Abelhas” não é um grande filme, mas consegue entreter se você busca uma trama simples para passar o tempo.
Gabriel Fernandes: Engenheiro de Computação, Cineasta, Crítico de Cinema e agora Radialista na Rádio RVD, resolveu compartilhar seu conhecimento sobre cinema com todos aqueles que apreciam essa sétima arte.
Seu artigo é um exemplo de como a escrita pode influenciar positivamente nossas perspectivas. Excelente! … Att, Assistir Online