Crítica - A Última Chance - Engenharia do Cinema

Lançado dentro do quadro de filmes Premiére Telecine, o longa de ação “A Última Chance” pode ser definido como um daqueles filmes B que consegue divertir, dentro de sua proposta. Realmente não temos efeitos visuais de primeira, um roteiro bem elaborado ou até mesmo atuações dignas de Oscar, tudo aqui beira a canastrice e resgata o gênero de ação das produções dos anos 80/90.

Imagem: Califórnia Filmes/Telecine (Divulgação)
A história gira em torno do policial Frank (Aaron Eckhart), que “acidentalmente” acaba se envolvendo em uma perseguição policial para conseguirem resgatar a filha de seu superior (Giancarlo Esposito), que foi sequestrada e colocada em um taque de água que irá se encher por completo em 60 minutos. Só que ele não imaginava que teria seu caminho crusado pela blogueira Ava (Courtney Eaton), que transmite toda a sua investigação em uma live.

Imagem: Califórnia Filmes/Telecine (Divulgação)
Se você buscar alguma lógica no roteiro de Jeremy Drysdale, com relação ao último trecho dito acima, realmente não vai conseguir embarcar na história. Com uma rasa crítica ao comportamento da imprensa mediante a situações diversas, durante boa parte do filme não vemos consequências da população que esta ciente do arco sendo mostrado na live (que também é transmitida em um importante telejornal da região que se passa o filme).
A todo momento parece que tudo gira em torno dos dois protagonistas e do vilão (sendo que a própria polícia sequer aparece para prestar devidos reforços, mesmo ciente de tudo), enquanto o personagem de Esposito (que é um grande ator) é deixado pra escanteio e raramente aparece fazendo algo relevante. Felizmente o diretor Steven C. Miller está ciente destes furos grotescos no roteiro, e consegue guiar a história em um estilo que prenderá a atenção do espectador. Literalmente, ele salvou o filme.
Com uma história maluca e previsível, “A Última Chance” conseguirá divertir os fãs de longas de ação B e nada mais além.

Gabriel Fernandes: Engenheiro de Computação, Cineasta, Crítico de Cinema e agora Radialista na Rádio RVD, resolveu compartilhar seu conhecimento sobre cinema com todos aqueles que apreciam essa sétima arte.

É divertido como entretenimento. Só isso.