Crítica - A Verdadeira História de Ned Kelly - Engenharia do Cinema

publicado em:14/03/21 10:16 AM por: Gabriel Fernandes CríticasTelecine PlayTexto

Apoio

Já não é de hoje que o cinema adapta a história do criminoso australiano Ned Kelly (sendo a mais conhecida a versão de 2003, estrelada por Orlando Bloom e Heath Ledger). “A Verdadeira História de Ned Kelly” faz um condensado na vida do marginal e divide sua história em dois atos com cerca de uma hora.

Imagem: A2 Filmes (Divulgação)

Baseado no livro de Peter Carey, no primeiro acompanhamos a infância de Ned (Orlando Schwerdt), que além de ter vários conflitos com a mãe (Essie Davis) acaba sendo “criado” pelo amigo da família Harry (Russell Crowe). Este lhe ensina as mutretas da vida e molda sua personalidade criminosa. Já no segundo ato temos Ned (agora vivido por George MacKay), que começa aos poucos se tornar um dos maiores criminosos da Austrália.

Imagem: A2 Filmes (Divulgação)

Apesar de ser dividido em dois atos com quase a mesma metragem, o principal problema no roteiro de Shaun Grant e na direção de Justin Kurzel (“Assassin’s Creed“) é a transição dentre ambos. Porque quando nos acostumamos em vermos a versão criança de Ned, do nada ele pula pra versão adulta e passa a resumir todos os arcos envolvendo seus crimes e não consegue transpor em cena o quão ele era “o maior criminoso da Austrália”. Em troca somos apresentados para o ponto de vista do próprio sobre todas as situações que levaram ele a ser o tal bandido, e facilmente o roteiro nos convence disso (mesmos cientes que ele está do lado errado da lei).

E isso é mérito em grande parte para McKay, que nos apresenta através de seu olhar sádico a degradação de seu personagem (não duvido ele ser indicado ao Oscar, nos próximos anos). Outro que está muito bem é Nicholas Hoult (que interpreta o policial Constable Fitzpatrick, que quer capturar Ned), cuja vilania acaba sendo um dos pontos cruciais do filme.

A Verdadeira História de Ned Kelly” funciona como um bom filme de aventura épica, mas acabou sendo o mais fraco de todos sobre o criminoso australiano Ned Kelly.

Gabriel_Fernandes

Gabriel Fernandes: Engenheiro de Computação, Cineasta, Crítico de Cinema e agora Radialista na Rádio RVD, resolveu compartilhar seu conhecimento sobre cinema com todos aqueles que apreciam essa sétima arte.



Post Tags

Engenheiro de Computação, Cineasta e Critico de Cinema, resolveu compartilhar seu conhecimento sobre cinema com todos aqueles que apreciam essa sétima arte.


Comentários



Adicionar Comentário