Participamos da Coletiva da nova série nacional da Amazon, "5x Comédia" - Engenharia do Cinema
Dividida em cinco episódios antológicos, a nova série de comédia da Amazon Prime Video pode se definir como um mero exemplo de produção concebida durante a quarentena do coronavírus. Criada por Monique Gardenberg (que também dirige os episódios com Charly Braun, Pedro Coutinho e Rafael Primot), foi um enorme desafio para a própria e toda à equipe conceber este seriado não só pelo fato de fazerem algo deste porte durante a pandemia, mas também por até os serviços mais precisos como maquiagem e cabelo, serem totalmente concebidos à distancia.
Na coletiva de imprensa que ocorreu na manhã desta quarta-feira, 24, estavam presentes os protagonistas dos dois primeiros episódios (“Colapso” e “Hipocondríaco”), Gabriel Godoy e Gregório Duvivier, a própria Gardenberg e Malu Miranda, head de Conteúdo Original Brasil do Amazon Studios. Todos demonstraram imensa felicidade e satisfação por terem conseguido concluir este projeto que é um dos primeiros de vários realizados pela Amazon, no Brasil.
Imagem: Amazon Prime Video (Divulgação)
Segundo a própria Malu, “a Monique chegou com a ideia em março do ano passado, entendemos que estávamos em um momento que iria transformar o planeta e que era importante abordar e falar sobre isso. Também achamos que era interessante retratar esse momento que a humanidade está passando, e isso era importante para ficar registrado”. Ela ainda exaltou que o seriado mostra todo o lado positivo desta situação, pelo qual a pandemia está causando.
Mas não é novidade que várias outras produções já tentaram ser feitas durante esta situação caótica sobre a própria pandemia, seguindo várias regras rígidas de proteção e segurança (como a recente comédia inédita no Brasil, “Lockdown” com Anne Hathaway). Monique destaca que no mundo muitas personalidades constantemente tentam tirar novas histórias em cima disso, apesar do assunto se mostrar cada vez mais forte como ocorreu na época da Segunda Guerra Mundial. “Assim como o [Charles] Chaplin fez ‘O Grande Ditador’ em 1940, em plena Guerra, e [Ernst] Lubitsch com ‘Ser ou Não Ser’ de 1942, aí você vê que recentemente vimos ‘Jojo Rabbit’. São temas primordiais e eles voltam sempre, mas a minha busca foi fazer algo diferente em cima disso.”
“Quando eu vi que poderia fazer uma série remotamente, eu mesma falei ‘vamos arrebentar!’ Claro, tivemos que seguir regras rígidas, pois não poderíamos fazer por fazer uma série desta maneira. Por isso tivemos bastante cuidado com o figurino, fotografia e arte, para não ficar devendo para uma série presencialmente.” Completou Monique, que disse que houveram muitos atritos no inicio por conta destas regras. Mas que posteriormente todos conseguiram se adaptar ao que foi proposto.
Já Gregório Duvivier deixou claro que o ser humano muda constantemente e que cada um possui um estado diferente de mentalidade durante a pandemia, e neste pensamento ele optou por levar ao seu arco na série. “Existem várias pandemias dentro de pandemias, existem várias quarentenas dentro de quarentenas. O ser humano possui vários arcos dentre essa situação, eu mesmo nesta quarentena tenho cinco mudanças de estado diárias.”. Alegou o ator.
Só que este desafio não foi nada fácil, pois com diretores, equipe técnica e até mesmo maquiadores dando instruções aos atores através de vídeo chamadas, eles sentiram o impacto que foi fazer o trabalho de todos estes profissionais sozinhos, em suas próprias residências. “Eu cheguei a ter algumas experiências de trabalhos pandêmicos, mas no ‘5x comédia’ era um trabalho muito grande, só que remotamente. ‘Olha agora você vai falar com o figurino!’, ‘Agora você vai falar com a maquiagem!’, ‘Agora com o fotógrafo!’ Era um trabalho muito complexo no Zoom, para poder fazer prova de figurino, para ensinar a montar a câmera. Era uma equipe de um set presencial, totalmente remotamente. Passávamos por todos os profissionais, antes de gravar e eles sempre estavam muito preocupados.” Alegou Godoy, que rasgou elogios para os membros da equipe técnica.
O seriado antológico “5x Comédia” possui sete episódios e chegará exclusivamente no Amazon Prime Video, nesta sexta-feira, 26 de março.
Gabriel Fernandes: Engenheiro de Computação, Cineasta e Crítico de Cinema, resolveu compartilhar seu conhecimento sobre cinema com todos aqueles que apreciam essa sétima arte.