Crítica - Esqueceram de Mim - Engenharia do Cinema
É inegável que nesta altura do campeonato você já tenha assistido ao clássico “Esqueceram de Mim”. Lançado em 1990 o filme foi um dos maiores sucessos na história da 20th Century Fox, tendo rendido mundialmente US$476 milhões, custando apenas US$ 18 milhões (que em um primeiro momento foi recusado pela Warner Bros, sendo posteriormente aprovado pela Fox), lançado ao estrelato o então jovem Macaulay Culkin e o diretor Chris Columbus (que nos últimos 30 anos entregou vários clássicos como os dois primeiros “Harry Potter”, “Uma Noite no Museu” e “Uma Babá Quase Perfeita”). Escrito pelo “Pai da Sessão da Tarde”, John Hughes, em um único final de semana, toda a excessiva de seus filmes estão presentes (conflitos da fase de criança/adolescente, brigas entre familiares, mensagens de lições de moral e etc).
Imagem: 20th Century Studios (Divulgação)
Me abstendo da história (já que todos conhecem), vamos focar em o quão o trio de protagonistas interpretados por Culkin, Joe Pesci e Daniel Stern (cujos papéis destes dois últimos quase foram vividos por atores como Robert De Niro, Al Pacino e até mesmo Rowan Atkinson, o icônico “Mr. Bean“) possuem uma ótima química e o que motivou isso. A começar que fica nítido a todo momento que o primeiro sente muito medo e receio da dupla de ladrões o tempo todo, graças ao mérito de Pesci ter trabalhado a relação com Culkin desde os bastidores (sempre o evitando e transpondo medo a ele), inclusive a própria Catherine O’Hara trabalhou da mesma maneira sendo sua “mãe” (inclusive a própria já declarou em entrevistas, que até hoje ele lhe considera desta forma). Para se ter uma noção de como não só foi o público que notou isso, Macaulay Culkin chegou a ser reconhecido pelo Globo de Ouro e em várias outras premiações pelo seu papel neste longa.
Imagem: 20th Century Studios (Divulgação)
Isso sem contar que o compositor John Williams (que entrou na função após a equipe não gostar do trabalho de Bruce Broughton, durante a pós-produção), conquistou mais duas indicações ao Oscar por conta da icônica trilha sonora e música tema que ele desenvolveu pro filme (que até hoje é lembrada e tratada com bastante carinho). Mas o que muitos não sabem é que a casa da família McCallister foi montada totalmente do zero dentro do ginásio de uma escola, o que possibilitou a cena de inundação ser feita “facilmente” no final das gravações (recurso que apesar de muito bem utilizado, não foi reconhecido nas premiações em design de produção).
“Esqueceram de Mim” é um dos maiores e mais divertidos clássicos da “Sessão da Tarde”, onde em uma era do streaming resta torcermos para ele não ser esquecido nas próximas gerações.
Para comprar a edição limitada em Blu-Ray de “Esqueceram de Mim”, Clique Aqui.
Gabriel Fernandes: Engenheiro de Computação, Cineasta e Crítico de Cinema, resolveu compartilhar seu conhecimento sobre cinema com todos aqueles que apreciam essa sétima arte.