Crítica - Ron Bugado - Engenharia do Cinema
Ao contrário do que muitos pensam, “Ron Bugado” foi a primeira animação concebida pela 20th Century Studios após a compra pela Disney e já com a divisão de animação daquela, a Blue Sky Studios, encerrada. Realizada em conjunto com a Locksmith Animation (que futuramente irá realizar produções deste gênero apenas para a Warner Bros), devo confessar que a sensação foi de estarmos vendo uma produção da Pixar, ao invés de algo do selo da Fox.
Imagem: 20th Century Studios (Divulgação)
A história mostra o adolescente Barney, que vive uma vida bastante solitária em uma sociedade onde todos possuem um robô tecnológico como melhor amigo e companheiro. É quando seu pai e avó lhe presenteiam com um destes, porém o mesmo se mostra bastante “defeituoso” em relação aos outros.
Imagem: 20th Century Studios (Divulgação)
Referências da animação “Operação Big Hero” podem surgir de imediato na questão de amizade entre garoto e robô, mas o roteiro de Peter Baynham e Sarah Smith opta por estabelecer uma séria crítica a sociedade atual que vive sempre na dependência de redes sociais. Realmente o assunto vem entrando em uma enorme exaustão nas animações, pois recentemente várias produções (como o recente “O Poderoso Chefinho 2“) bebem desta fórmula.
Felizmente eles não optam por focar apenas neste caminho e procuram trabalhar a relação e abordagem de Barney com seu robô Ron, seu pai e avó. Você não só se importa com eles, como também vê o lado humano de cada um (afinal, você consegue traçar o quarteto com quaisquer pessoas de seu convívio, onde Ron pode ser substituído por um celular ou até mesmo animal de estimação). Este simples fato, acaba pesando no resultado final e facilmente poderá até tirar lágrimas do espectador mais insensível.
Em seu desfecho, “Ron Bugado” mostra que realmente o marketing da Disney foi bastante precário para uma produção com uma qualidade bastante satisfatória. Uma pena, pois ela merece ser vista por todos os amantes do gênero.
Gabriel Fernandes: Engenheiro de Computação, Cineasta, Crítico de Cinema, resolveu compartilhar seu conhecimento sobre cinema com todos aqueles que apreciam essa sétima arte.