Crítica - Titane - Engenharia do Cinema
Vencedor do Prêmio da Palma de Ouro em Cannes 2021, o longa francês “Titane” foi lançado no Brasil diretamente no streaming da MUBI, e isso acabou impossibilitando o mesmo de ter tido um alcance maior do que deveria (uma vez que a mesma está começando a ficar mais acessível e decolar agora). Dirigida por Julia Ducournau (que também assinou o roteiro), temos um projeto cuja temática é consequência da relação entre pai e filha.
Imagem: MUBI (Divulgação)
A história tem início quando após uma breve discussão com seu Pai acarretando em um acidente de carro, ainda na sua infância, Alexia (Adèle Guigue) acaba tendo de colar uma placa de titânio no crânio. Anos depois e já adulta (agora vivida por Agathe Rousselle), ela trabalha como modelo e após um trabalho ela acaba tendo um surto e comete vários assassinatos repentinos. Eis que ela resolve voltar a se reencontrar com seu Pai Vincent (Vincent Lindon), para tentar se esconder da justiça.
Imagem: MUBI (Divulgação)
Desde seu princípio, é nítido que Ducournau tenta ligar o espectador com a trama, através do choque de várias situações mostradas. Seja na cena de implante da placa de titânio, dos assassinatos, e até mesmo das tentativas de aborto cometidas por Alexia, tudo é sempre regado de muito impacto, sangue e até mesmo causa um desconforto enorme. Sim, os mais sensíveis podem até desistir de continuar vendo ao filme (de tamanha maluquice que é exercida).
E a atuação de Rousselle é espetacular, pois quando estamos exercendo uma personagem que vai se desconstruindo aos poucos, e sua descaracterização vai sendo feita diante da tela, de forma homeopática. De uma modelo, a mesma vai se tornando uma espécie de Frankenstein (de tão assustadora que algumas situações ela apela ao seu extremo).
“Titane” é certamente um filme feito para poucos, e que mesmo se tratando de uma temática familiar, sua abordagem acaba sendo impactante e forte ao extremo.
Compre pela Amazon através de nosso link e já estará ajudando o Engenharia! Clique Aqui.
Gabriel Fernandes: Engenheiro de Computação, Cineasta e Critico de Cinema, resolveu compartilhar seu conhecimento sobre cinema com todos aqueles que apreciam essa sétima arte.