Crítica - A Incrível História de Henry Sugar - Engenharia do Cinema

publicado em:27/09/23 11:15 PM por: Gabriel Fernandes CríticasFilmesNetflixTexto

O cineasta Wes Anderson já havia feito uma carta de amor ao teatro em seu mais recente trabalho, “Asteroid City“. Mais uma vez adaptando uma obra do escritor Roald Dahl, depois da animação em stop-motion “O Fantástico Sr. Raposo”, ele assumiu o comando de “A Incrível História de Henry Sugar“, porém indo na contra-mão de seus últimos projetos, aqui ele fez um curta metragem que consegue cativar, refletir e mais uma vez ser mais uma sucinta homenagem aos palcos teatrais.  

Imagem: Netflix (Divulgação)

A história é focada no milionário Henry Sugar (Benedict Cumberbatch) que tem uma rotina pacata, até se deparar com um livro que contava a história de um misterioso homem (Ben Kingsley), que possuía poderes sobrenaturais. Ao terminar o próprio, ele começa a perceber que sua vida finalmente terá algum sentido.

Imagem: Netflix (Divulgação)

Com uma metragem em torno de 35 minutos, Anderson faz exatamente o que Pedro Almodóvar não fez em “Estranha Forma de Vida“, que é apresentar um arco com começo, meio e fim. Embora o estilo seja totalmente narrado na terceira pessoa e se remeter a uma apresentação teatral em vários quesitos, que vão de atores interpretarem mais de um personagem ou o cenário ser alterado na hora por terceiros.

Essa fábula consegue encantar e prender nossa atenção ainda pelo fator “curiosidade”, uma vez que Cumberbatch e Kingsley fazem personagens totalmente distintos, mas com uma atmosfera de mistério interessante. Isso sem citar que isso é favorecido ainda mais pelo fato do roteiro intercalar com breves aprofundamentos, a vida de ambos os citados (tanto que ele consegue lhes humanizar, com simples linhas de diálogos).

Terminando pela excelente fotografia de Robert D. Yeoman (constante colaborador de Anderson), que usufrui das tonalidades azuladas para representar a leveza de toda aquela narrativa (inclusive, a sensação de bem estar é muito boa, quando estamos conferindo ao próprio).

Depois de ser indicado a vários Oscars, e nunca conseguir ter ganho, não hesito em dizer que “A Incrível História de Henry Sugar” provavelmente conseguirá dar finalmente o carequinha para Wes Anderson. Se isso acontecer, será mais que merecido.



Post Tags

Engenheiro de Computação, Cineasta e Critico de Cinema, resolveu compartilhar seu conhecimento sobre cinema com todos aqueles que apreciam essa sétima arte.


Comentários



Adicionar Comentário