Especial Martin Scorsese: O Lobo de Wall Street - Engenharia do Cinema

publicado em:3/05/20 2:06 PM por: Gabriel Fernandes ColunasCríticasEspecial ScorseseTexto
O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é download.jpg
Apoio

Até hoje muitas pessoas tem este como o melhor filme do diretor Martin Scorsese e do ator Leonardo DiCaprio. Há também os que consideram como o mais forte (e com razão) da filmografia de ambos, devido as cenas de sexo, nudez e uso constante de drogas. Com uma narrativa que mescla a comédia com drama, “O Lobo de Wall Street” transformou às três horas de duração em apenas aparentes 90 minutos. Na época, os indícios para a primeira vitória de DiCaprio como ator no Oscar acabou sendo ofuscada pelo seu próprio colega de cena Matthew McConaughey (com seu “Clube de Compras Dallas”, e com o citado na foto abaixo).

Imagem: Paramount Pictures (Divulgação)

Baseado em fatos reais, DiCaprio interpretou no filme o acionista Jordan Belfort (responsável pelo livro que serviu como base aqui), que começou a aplicar diversos golpes financeiros em Wall Street, durante os anos 90, e ficou famoso por transformar seu escritório em uma verdadeira festa dentre amigos e funcionários, enquanto conseguia fortunas milionárias diariamente. A história é inteiramente narrada pelo próprio Belfort, em uma divertida quebra da quarta parede em diversos momentos chaves da história.

Imagem: Paramount Pictures (Divulgação)

Claramente fica difícil selecionar algum momento marcante deste filme, pois a cada 10 minutos algum novo surge e supera o antecessor (como a cena de McConaughey batendo no peito, seguido pelo primeiro golpe de Belfort). Mas quem roubou mesmo a cena no filme foi uma novata, até então desconhecida, Margot Robbie. Interpretando a segunda esposa de Belfort, ela acabou virando um verdadeiro sex symbol e comparada a muitas estrelas dos anos 60/70.

Mas não foram apenas a dupla que contou com grandes momentos no filme, mas, sim, eles tiveram apoio do divertido Jonah Hill (que faturou sua segunda indicação ao Oscar) em um papel bastante debochado e satírico. Por se tratar de um filme de Scorsese, o roteiro de Terence Winter faz uma clara homenagem ao clássico “Os Bons Companheiros”, na relação de ascensão e queda do protagonista e seus amigos.

“O Lobo de Wall Street” é um clássico moderno, que sempre será lembrado pelos diversos momentos marcantes vividos por Leonardo DiCaprio.

Gabriel_Fernandes

Gabriel Fernandes: Engenheiro de Computação, Cineasta, Crítico de Cinema e agora Radialista na Rádio RVD, resolveu compartilhar seu conhecimento sobre cinema com todos aqueles que apreciam essa sétima arte.



Post Tags

Engenheiro de Computação, Cineasta e Critico de Cinema, resolveu compartilhar seu conhecimento sobre cinema com todos aqueles que apreciam essa sétima arte.


Comentários



Adicionar Comentário