Crítica - Choque e Pavor: A Verdade Importa - Engenharia do Cinema
A Guerra do Iraque é um dos assuntos mais polêmicos e controversos na mídia e no mundo até hoje. “Choque e Pavor: A Verdade Importa” mostra que o cinema ainda tem muitas histórias paralelas desta história para contar. Apesar de não focar no atentado do 11 de setembro, muito menos no exército dos EUA, o longa de Rob Reiner (que também faz parte do elenco) mostra a grande controversa feita pelo jornal Knight Ridder (que acabou se tornando um dos principais veículos de comunicação do país, na época)
Imagem: Castle Rock Entertainment (Divulgação)
Em tempos de fake news e sensacionalismo por grande parte da imprensa mundial, Rainer mostra o quão isso deve ser questionado antes de tomarmos conclusões. Ele usou como exemplo o trabalho massivo dos jornalistas Jonathan Landay (Woody Harrelson), Warren Strobel (James Marsden) e do colunista especial e veterano de guerra Joe Galloway (Tommy Lee Jones). Em suas pesquisas, eles comprovaram que veículos conhecidos como “The New York Times” estavam mentindo a respeito das motivações da invasão do Iraque, em 2001, serem armas de destruição em massa.
Imagem: Castle Rock Entertainment (Divulgação)
Este é aquele típico filme que, apesar de já conhecermos a história de fundo em si, acabamos nos prendendo pelo simples fato de ele apelar para o lado “Spotlight” da situação. Não existem personagens que nos apegamos, muito menos atuações marcantes (inclusive o roteiro de Joey Hartstone peca um pouco no arco da vida pessoal de Strobel, que não é bem explorada e nada acrescenta). O foco aqui é apenas contar uma história real, apesar de que à curta duração soar que a situação foi bastante “simples” (o que realmente sabemos que não foi).
“Choque e Pavor: A Verdade Importa” é um filme que chegou na época certa, pois ele foca bem na espinha de que o ego das pessoas e veículos, às vezes, podem atrapalhar situações bastante polêmicas e reais.
Gabriel Fernandes: Engenheiro de Computação, Cineasta, Crítico de Cinema e agora Radialista na Rádio RVD, resolveu compartilhar seu conhecimento sobre cinema com todos aqueles que apreciam essa sétima arte.