Crítica - Magic Camp - Engenharia do Cinema
Realmente os filmes realizados para fazerem parte do catálogo do Disney+ dividem opiniões e possuem uma qualidade duvidosa em alguns dos títulos. “Magic Camp” apela para o recurso nostálgico das produções do estúdio em meados dos anos 90, e funciona por conta disso.
Imagem: Walt Disney Pictures (Divulgação)
A história gira em torno do motorista Andy (Adam Devine) que, alguns anos atrás, era um famoso mágico e trabalhava com a então estrela Darkwood (Gillian Jacobs). Então, de forma repentina ele acaba recebendo um convite do proprietário do acampamento de Mágica (Jeffrey Tambor) para cuidar de um dos grupos do local, nas férias de verão. Mas ele não imaginava que teria de conviver com sua ex-parceira e teria que liderar um grupo de crianças bastante eclético. Dentre elas está Theo (Nathaniel McIntyre) que, recentemente, perdeu o pai e vai ao local para atender um desejo antigo dele.
Imagem: Walt Disney Pictures (Divulgação)
Começo destacando que, apesar do longa possuir este estilo nostálgico, graças a direção de Mark Walters (“Sexta-Feira Muito Louca“), ele erra a mão ao dividir duas tramas paralelas com a mesma importância no enredo. Apesar das histórias de Andy e Theo serem bem concebidas, o roteiro não consegue casar os dois personagens de uma forma devida. Fica tudo bastante jogado e artificial, mas isso é “mérito” dos seis roteiristas que o filme possui.
Porém, eles conseguem descrever muito bem o perfil dos personagens aos quais vemos que eles são humanos e não artificiais (um erro que muitos filmes do gênero vem cometendo). Quando eles fazem alguns truques de mágica, confesso que alguns ficamos até interessados em buscar como são feitos (já que o longa não mostra ou ensina), já outros, vemos que usaram CGI (o que é uma pena, dentro da premissa).
Apesar dos erros citados, “Magic Camp” ainda pode divertir se você procura uma narrativa com estilo nostálgico, no padrão de qualidade da Disney.
Gabriel Fernandes: Engenheiro de Computação, Cineasta, Crítico de Cinema e agora Radialista na Rádio RVD, resolveu compartilhar seu conhecimento sobre cinema com todos aqueles que apreciam essa sétima arte.