Revisando "Repulsa ao Sexo" - Engenharia do Cinema

publicado em:6/11/21 10:00 AM por: Gabriel Fernandes CríticasTexto

Falar sobre “Repulsa ao Sexo” pode ser algo bastante difícil, pois é uma daquelas produções que rendem debates constantes até hoje e suas mensagens subliminares podem fazer o espectador refletir bastante sobre as mensagens que o cineasta Roman Polanski (“O Pianista“) quis dizer, neste seu primeiro longa feito na língua inglesa (já que ele é de origem francesa). Com lançamento previsto em uma bela edição em Blu-Ray, pelo selo da Brotherhood, para os próximos meses, digamos que é a hora de rever este filme e levar à tona alguns assuntos que ele trás.

Filmado em pleno anos 60, estamos falando do primeiro filme da “Trilogia do Apartamento”, do próprio Polanski. Além do citado, fazem parte desta os longas “O Bebê de Rosemary” e “O Inquilino“. Como o próprio título sugere, elas tem grande parte de seus arcos se passando dentro de um apartamento, mas de todos podemos dizer que este é o seu filme mais “hippie” (que estava no auge naquela época, e gerou vários filmes que falam abertamente sobre sexo e problemas deste tema que até hoje é considerado um tabu).

Imagem: (Divulgação)

A história gira em torno da tímida Carol (Catherine Deneuve), que após sua irmã ter contantes relações amorosas com o seu namorado no mesmo apartamento, começa a ter diversas visões de estupro e assassinato. Logo ela se vê presa em um enorme bloqueio social e sexual.

Imagem: Compton Films (Divulgação)

Certamente o show deste filme fica não só por conta do próprio Polanski, mas também por Deneuve, que consegue representar com perfeição os sentimentos traumáticos de uma mulher diante de diversas situações tórridas. Seja por intermédio de seu olhar, suas falas bastante arrastadas e até mesmo a sua feição, é nítido que ela está carregando um trauma o tempo todo. Principalmente na cena de beijo envolvendo ela e Colin (John Fraser), pelo qual o próprio Polanski não fica focando no beijo dela, e sim em seu olhar (de longe ainda), representando como ela via aquilo como degradante.

Mesmo após 57 anos de seu lançamento, “Repulsa ao Sexo” mostra-se como um longa atual e que dificilmente veremos algo nesta temática ter tamanha repercussão durante os anos.

Gabriel_Fernandes

Gabriel Fernandes: Engenheiro de Computação, Cineasta, Crítico de Cinema, resolveu compartilhar seu conhecimento sobre cinema com todos aqueles que apreciam essa sétima arte.



Post Tags

Engenheiro de Computação, Cineasta e Critico de Cinema, resolveu compartilhar seu conhecimento sobre cinema com todos aqueles que apreciam essa sétima arte.


Comentários



Adicionar Comentário