Crítica - História de Um Casamento - Engenharia do Cinema
Estamos vivendo uma época pelo qual a Netflix realmente vem ganhando mais gás nas principais premiações do cinema. Depois de “O Irlandês”, “História de Um Casamento” é outra produção original da plataforma que vem ganhando notoriedade para o Oscar 2020. Com as indicações certeiras para Filme, Ator – Adam Driver, Atriz – Scarlett Johansson e Roteiro Original para Noah Baumbach (que também assina a direção), digamos que é um longa OBRIGATÓRIO para quem acompanha essa época pré estatueta dourada.
O enredo acompanha o divórcio do casal Charlie (Driver) e Nicole (Johansson), que lutam pela guarda do filho (Azhy Robertson). A história é bem simples e humana, por tanto não espere algo impactante ou memorável. É um filme que procura transpor a realidade da forma mais natural o possível.
A construção da narrativa de Baumbach (que se inspirou no seu divórcio com a atriz Jennifer Jason Leigh, para conceber o roteiro) procura focar no ponto de vista de Charlie e Nicole, ao invés dele próprio, durante todo o processo de divórcio. Em distintos momentos do longa entendemos os reais motivos que levaram o término do casal, mas sem que nos apegamos a um dos lados. As atuações de Driver e Johansson estão impecáveis, e os atores realmente entraram de cabeça nos personagens e vemos que tudo ali é real e não genérico. Fora que Baumbach sempre trabalha os enquadramentos com metáforas físicas de forma sutil, para representar o que esta acontecendo (sempre que estamos vendo o casal protagonista, há alguma coisa lhes dividindo em cena. Seja um objeto, uma cerca, um muro).
Há diversas coisas reais que acontecem neste processo como a influência de amigos, familiares e até dos próprios advogados (que são interpretados com maestria por Laura Dern (que irá ser indicada a Melhor Atriz Coadjuvante, no Oscar), Ray Liotta e Alan Alda), para jogarem com a outra parte para conseguirem mais direitos perante ao juiz.
“História de Um Casamento” é um longa com diálogos pesados e intensos, pelo qual não irá agradar a todos e principalmente se você estiver passando pela situação, onde talvez não seja o filme ideal para ser conferido.
Gabriel Fernandes: Engenheiro de Computação, Cineasta, Critico de Cinema e agora Radialista na Rádio RVD, resolveu compartilhar seu conhecimento sobre cinema com todos aqueles que apreciam essa sétima arte.