Escola é multada por exibir "O Rei Leão" sem autorização da Disney - Engenharia do Cinema
É isso mesmo que você leu, a Disney leva BEM a sério a questão de direitos autorais. Segundo informações da CNN, uma escola na California, Eua, foi multada por exibir o live-action de “O Rei Leão”, sem autorização da Disney. O filme foi passado durante uma reunião de pais e mestres da escola, em novembro do ano passado.
A exibição foi organizada pelos pais dos alunos, com proposito de arrecadar fundos para a National PTA, organização que luta pelos interesses da edução pública nos Eua. A verba foi destinada para pagar salários atrasados de professores e investir na infraestrutura da escola. Porém dois meses após o evento, em janeiro deste ano, a escola recebeu uma multa da Movie Licensing USA, com um valor de US$250 (em torno de R$1.050,00), pela “exibição não autorizada do longa”.
“Toda vez que um filme é exibido fora de casa, é necessário autorização legal para passá-lo, já que o ato é considerado uma Exibição Pública”, diz o e-mail obtido pela CNN. “Toda vez que um filme é exibido sem autorização, a lei de direitos autorais é violada e as entidades transmissoras podem ser multadas pelos estúdios. Se um filme for exibido por qualquer razão de entretenimento (mesmo na sala de aula), é previsto em lei que a escola tenha uma licença de Exibição Pública.”
Os membros da escola obviamente ficaram indignados com a multa, e alegaram que usaram uma cópia original do longa. “Um dos pais comprou na Best Buy. Era a cópia dele. Nós literalmente não sabíamos que estávamos quebrando qualquer regra”, alegou David Rose, presidente da National PTA. Independentemente a multa foi paga pela escola.
Opinião do Gabriel: Por isso que sempre devemos fazer todos os tramites legais perante as exibições e afins, pois com essas coisas não devemos bobear (independentemente do país).
Gabriel Fernandes: Engenheiro de Computação, Cineasta, Crítico de Cinema e agora Radialista na Rádio RVD, resolveu compartilhar seu conhecimento sobre cinema com todos aqueles que apreciam essa sétima arte.