Crítica - A História de Um Sonho: Todas as Casas do Timão - Engenharia do Cinema
A Rede Cinemark tem transmitido sessões especiais para ajudar o cinema nacional, através de produções independentes sempre às 19h de segunda à sexta, e com preços especiais. E dentre essas acabei conferindo “A História de Um Sonho: Todas as Casas do Timão”.
Imagem: Corinthians.com.br (Foto: Bruno Teixeira)
Com base em reportagens e depoimentos de torcedores, jogadores e diretoria do clube, o filme mostra como a torcida do Corinthians fazia para comemorar os títulos e fazer suas festas, quando ainda não existia a famosa “Arena Corinthians”.
A direção da dupla Ricardo Aidar e Marcela Coelho, procura a todo momento enaltecer mais o poder de força da torcida sobre o Corinthians do que o próprio time. Mas o foco não é esse, mas sim as histórias sobre a construção da Arena (que demorou anos para sair do papel), que são intercaladas com hilárias histórias dos torcedores do time do Parque São Jorge. É impossível não rir das bizarrices destes, com relação ao fanatismo, que vão de colocar sofás em Itaquera para “fiscalizar” as construções do estádio diariamente,= até fazer excursões do Brasil todo para o local APENAS para sentar no sofá e ver estas sendo realizadas.
É inevitável um torcedor do Corinthians não se emocionar com algumas cenas icônicas na história do time, como o título do Mundial e da Libertadores. Mas o maior problema do filme é não fazer uma narrativa plausível para quem não é Corinthiano, ou seja, você não vai gostar se não for torcedor deste. Porém, é um problema que a maioria destas produções do gênero possuem. Assim como repetir a legenda de alguns dos envolvidos nos depoimentos. Isso deixa tudo muito didático e prejudica no raciocínio do espectador, com relação ao óbvio.
“A História de Um Sonho: Todas as Casas do Timão” é um divertido documentário sobre a construção de um estádio e a trajetória de uma torcida andarilha pelo Brasil e pelo mundo.
Nota: 8,0/10,0
Gabriel Fernandes: Engenheiro de Computação, Cineasta, Crítico de Cinema e agora Radialista na Rádio RVD, resolveu compartilhar seu conhecimento sobre cinema com todos aqueles que apreciam essa sétima arte.