Crítica - Yesterday - Engenharia do Cinema

publicado em:28/08/19 7:30 PM por: Gabriel Fernandes CríticasTexto

Em meio a diversas adaptações cinematográficas de bandas, “Yesterday” se vendia como uma homenagem diferente aos “The Beatles”. Com roteiro de Richard Curtis (do clássico “Simplesmente Amor”) e dirigido por Danny Boyle (“Quem Quer Ser Um Milionário?”), não tinha como dar errado. Infelizmente uma chance de ouro, foi jogada fora.

Imagem: Jonathan Prime (Universal Pictures: Divulgação)

A história mostra o funcionário de um supermercado, chamado Jack (Himesh Patel). Ele realiza diversos shows independentes e sonha em ser um músico de sucesso. Mas um dia ele sofre um acidente de bicicleta, e ao acordar no hospital, descobre que a banda “The Beatles” nunca existiu. Eis que ele percebe uma grande oportunidade para começar a lançar as músicas destes, como se fossem feitas por ele. Logo o sucesso começa a surgir em sua vida.

Imagem: Jonathan Prime (Universal Pictures: Divulgação)

Só nessa premissa citada no parágrafo anterior, vemos o quão original o novo trabalho de Curtis é. Porém parece que o cineasta tem medo em dar continuidade no assunto, e durante boa parte o foco fica sendo o romance dentre os personagens de Patel e Lily James (“Em Ritmo de Fuga”). Vários tópicos são pautados durante o filme, mas deixados de lado para focar no chamego da dupla protagonista e isso acaba cansando até demais (ainda mais por apelarem por recursos clichês do gênero).

O elenco em si está muito bem no filme, tendo destaque para a participação hilária do cantor Ed Sheeran, como uma sátira dele mesmo. E da comediante Kate McKinnon (“Caça-Fantasmas”), pelo qual brinca com a personalidade gananciosa dos empresários de famosos e tira boas risadas.

Já a forma como as músicas são inseridas na narrativa são muito boas e de forma natural, pois elas ocorrem através de diálogos descompromissados ou por intermédio de sequências que aparentam ser “simples”. Mas existe um momento especial perto do final, pelo qual os verdadeiros fãs dos “The Beatles” vão se emocionar (não quero dar spoilers).

“Yesterday” tinha uma ideia original, um diretor e elenco excelente, porém o péssimo desenrolar do roteiro foi o fator prejudicial para o resultado final.

Obs: O filme foi conferido na pré-estreia realizada no Cine Roxy 5.

Gabriel_Fernandes

Gabriel Fernandes: Engenheiro de Computação, Cineasta, Critico de Cinema e agora Radialista na Rádio RVD, resolveu compartilhar seu conhecimento sobre cinema com todos aqueles que apreciam essa sétima arte.



A última modificação foi feita em:outubro 3rd, 2020 as 22:12


Post Tags

Engenheiro de Computação, Cineasta e Critico de Cinema, resolveu compartilhar seu conhecimento sobre cinema com todos aqueles que apreciam essa sétima arte.


Comentários



Adicionar Comentário