Setembro Amarelo: "O Pacote" - Engenharia do Cinema
Este especial abrangerá como um auxilio para o mês de “Setembro Amarelo”, que trata-se do combate ao suicídio e depressão. Como o “Engenharia do Cinema” é um site sobre cinema, então ajudaremos no fato com dicas semanais de filmes de comédia, durante todo o mês de setembro.
Para abrir o quadro indico o divertido “O Pacote”, pelo qual é uma das poucas comédias idealizadas pela plataforma Streaming Netflix, que são engraçadas.
Produzida pelo comediante/ator Ben Stiller (“Entrando Numa Fria”), a história mostra um grupo de amigos indo acampar durante o final de semana. Porém um deles (Eduardo Franco) acaba tendo um incidente na floresta, pelo qual acaba acidentalmente cortando uma parte peculiar de seu corpo. Eis que o grupo de amigos começam uma corrida contra o tempo, para tentar levar este ao hospital.
Este é o tipico longa que não se leva a sério em momento algum, mas o roteiro da dupla Kevin Burrows e Matt Mider aposta em fugir do previsível e do politicamente correto, para realizar uma narrativa bem ao estilo de clássicos como “American Pie” e “Pork’s”. Porém não chega a ser um humor mais explicito ou vulgar ao extremo (mas obviamente crianças devem passar longe deste filme). Existem dois momentos em especifico, aos quais a crise de riso se torna eminente, e fica difícil continuar o filme sem parar por dois minutos para tentar parar de dar risadas.
Já na contextualização dos personagens, nada foge do gênero deste tipo de filme: o nerd solteirão, o amigo tarado, o cara drogado, a garota inocente e a amiga patricinha. Se você for procurar originalidade em um longa com essa concepção de personagens, recomendo que não veja este filme.
“O Pacote” foi idealizado apenas com um proposito: fazer seu espectador rir de situações constrangedoras e cumpre o que promete. Motivo claro dele ter sido o primeiro longa desta seleção.
Gabriel Fernandes: Engenheiro de Computação, Cineasta, Critico de Cinema e agora Radialista na Rádio RVD, resolveu compartilhar seu conhecimento sobre cinema com todos aqueles que apreciam essa sétima arte.