Setembro Amarelo: "O Pequenino" - Engenharia do Cinema
Este especial abrangerá como um auxilio para o mês de “Setembro Amarelo”, que trata-se do combate ao suicídio e depressão. Como o “Engenharia do Cinema” é um site sobre cinema, então ajudaremos no fato com dicas semanais de filmes de comédia, durante todo o mês de setembro.
Como segunda dica para este quadro, eu falarei sobre o divertido “O Pequenino”, que foi lançado em 2006 e idealizado pelos famosos irmãos Wayans. Eles são compostos pelo trio (que também assinam o roteiro) Keenen Ivory Wayans (diretor), Shawn Wayans e Marlon Wayans (estes dois últimos estrelam). Eles foram conhecidos pelos dois primeiros “Todo Mundo em Pânico” e o “cult” “As Branquelas”.
A história gira em torno do ladrão anão Calvin (Marlon Wayans), onde após sair da prisão decide realizar o roubo de uma caríssima joia. Porém durante o ato, ele acaba a colocando dentro da bolsa de Vanessa (Kerry Washington). Tendo em vista que ela e seu marido, Daryl (Shawn Wayans) desejam ter um filho, ele se disfarça como uma criança abandonada, fazendo assim estes o adotarem.
Seguindo o estilo de “As Branquelas” o longa exerce uma sátira aos absurdos que a sociedade insiste em enxergar, fazendo a principal graça da narrativa se desenvolver nesse tópico. O tempo todo fica inevitável o riso das situações absurdas criadas pelos Wayans. É notável que todos os atores entraram na brincadeira, pois o próprio filme não se leva a sério. Principalmente na qualidade do CGI no rosto de Marlon (bem antes de sequer “Benjamin Button” existir), vemos o quão “zuado” é tudo.
“O Pequenino” é o tipico filme para se rir e espairecer dos problemas. Um clássico que infelizmente acabou sendo esquecido pelo tempo.
Gabriel Fernandes: Engenheiro de Computação, Cineasta, Critico de Cinema e agora Radialista na Rádio RVD, resolveu compartilhar seu conhecimento sobre cinema com todos aqueles que apreciam essa sétima arte.