Vamos Recordar?: "1408" - Engenharia do Cinema

publicado em:21/10/19 5:00 PM por: Ysla Miranda CríticasVamos Recordar?

Dentre uma das melhores historias de suspense/terror do renomado escritor Stephen King, lançado em 2007 e com o roteiro cuidadosamente escrito por Matt Greenberg, Scott Alexander e Larry Karaszewski, “1408” é um filme que (assim como muitos outros) a principio parece absolutamente clichê.

Imagem: Dimension Films (Divulgação)

O longa conta a historia do novelista Mike Enslin (John Cusack), que resolve escrever sobre cenários mal assombrados. Mas ele é extremamente cético e escreve seus contos indo até os lugares e quebrando suas lendas. Ao checar sua caixa postal, nota um cartão misterioso, alertando-o sobre um quarto no Doplhin Hotel, em Nova York. Depois de pesquisas, Enslin descobre que o quarto aparentemente é possuído por espíritos malignos. Entretanto, tudo parece tentar forçá-lo a ficar longe do quarto. Após horas de conversa com o gerente do hotel, Gerald Olin (Samuel L. Jackson) e vários avisos sobre as centenas de mortes ocorridas no quarto, Mike consegue o quarto.

Começa então o terror verdadeiro. Ao contrário dos filmes genéricos do gênero, que possuem sangue e violência exagerados, essa produção opta por instalar o pânico na cabeça do protagonista e do espectador. As nuances entre realidade/fantasia são o que mais prendem a atenção.

Protagonista Mike Enslin (John Cusack)
(Dimension Films/Divulgação)

É importante ressaltar e parabenizar o diretor sueco Mikael Hafstrom, por não sair do ambiente tenso e surreal, durante em momento algum no filme. As oscilações de tortura mental no quarto, tornam o espectador submisso na atmosfera da narrativa até o ultimo segundo.

“1408” sem duvidas é um filme que deve estar no topo de qualquer lista de terror psicológico.

ATENÇÃO PARA SPOILER DE FINAL ALTERNATIVO: Um dos finais alternativos revelados ao publico, foi que Mike morria no quarto queimado, mas satisfeito por quebrar a maldição. Seu gravador era encontrado intacto e entregue a Lily (Mary McCormack). Quando ela escuta, ouve a voz de Katie, confirmando que as aparições e espíritos no quarto eram reais.
Porém esse final foi considerado extremamente “pessimista” para o publico, sendo trocado pelo final oficial, onde Mike sobrevive.

Ysla Miranda: Estudante, fanática por cinema e rock desde criança, viciada em humor negro. Resolveu expandir suas opinioes sobre o cinema terror/gore com o publico.

Ysla Miranda: Estudante, fanática por cinema e rock desde criança, viciada em humor negro. Resolveu expandir suas opinioes sobre o cinema terror/gore com o publico.



Post Tags


Comentários



Adicionar Comentário