MARVEL É CINEMA: "Os Vingadores" - Engenharia do Cinema
Em meio as discussões de diversos cineastas de renome, sobre a Marvel fazer ou não cinema, o “Engenharia do Cinema” resolveu desenvolver o quadro “Marvel é Cinema”. O propósito será fazer uma revisão diária de pelo menos dois longas do estúdio, de “Homem de Ferro”, até o grande “Vingadores Ultimato”.
O ano era 2012, e o cinema nunca tinha arriscado antes em um projeto onde diversas produções distintas, se juntavam em um longa final. Essa era a ideia de “Os Vingadores”. Tudo o que foi executado nos quadrinhos, tinha sido levado para o cinema. O resultado foi um dos mais marcantes filmes da história, onde até hoje nenhum outro estúdio conseguiu bater o sucesso.
A história começa quando Loki (Tom Hiddleston) começa a se rebelar no planeta Terra, onde após assumir o controle do Tesseract, começa uma verdadeira guerra neste. Então nós temos a primeira grande ameaça enfrentada pelos “Vingadores’, cuja formação neste filme foi composta por Homem de Ferro (Robert Downey Jr.), Hulk (Mark Ruffalo, em seu primeiro longa como o personagem), Thor (Chris Hemsworth), Viúva Negra (Scarlett Johansson) e Gavião Arqueiro (Jeremy Renner).
A direção e roteiro de Joss Whedon procurou moldar a relação e entrosamento dos personagens, dentre eles próprios e o público através do humor. Sim, naquele ano “Os Vingadores” conseguiu ser tão engraçado quanto comédias que estavam passando em outras salas como “American Pie: O Reencontro”. Os resultados foram uma porrada de memes, pelo o qual até então, sempre são utilizados nas redes sociais.
Na questão de atuações, não temos um destaque especifico, pois todos possuem seu espaço e destaque (com exceção do Gavião Arqueiro, que ficou bem apagado neste filme). Mas partindo para os efeitos visuais, a batalha de Nova York até então entrou para a história, pois além de bem produzida apresentou para Hollywood o famoso “feixe de luz azul”, que trás capangas do vilão para destruir a respectiva cidade.
A cena pós-créditos do longa mostrou pela primeira vez o grande vilão Thanos, onde muitos ainda sequer tinham noção de tamanha ameaça ele seria não só para Os Vingadores, mas para o toda a galáxia.
Gabriel Fernandes: Engenheiro de Computação, Cineasta, Critico de Cinema e agora Radialista na Rádio RVD, resolveu compartilhar seu conhecimento sobre cinema com todos aqueles que apreciam essa sétima arte.