Crítica - Modo Avião - Engenharia do Cinema
Larissa Manoela virou uma das maiores atrizes adolescentes do Brasil, isso é um fato. Com produções onde ela satiriza sua própria personalidade, usando um humor bastantes sarcástico, a atriz assinou contrato com a Netflix para estrelar três longas-metragens. O primeiro destes é “Modo Avião”, que realiza uma crítica satírica às diversas pessoas que vivem 100% nas redes sociais.
Larissa interpreta a jovem Ana, que após sofrer inúmeros acidentes de carro, acaba sendo enviada por seus pais para a casa de campo de seu avô (Erasmo Carlos), que fica em um local onde não há sinal de celular.
O roteiro, de Alice Name Bomtempo e Renato Fagundes, procura desde o primeiro segundo da produção arrancar risos do espectador para ele adentrar no universo da protagonista (através também de situações que batem com o nosso dia a dia). Neste momento, ocorrem pequenas doses homeopáticas de críticas sociais (como a própria família de Ana não sair do celular o tempo todo, também), e realmente funcionam para os mais pequenos (porque nós adultos já estamos cansados de ver isso em várias outras produções).
A grande graça do filme se dá no clássico conflito cultural vivido pela protagonista. Quando ela convive com seu avô, os primeiros minutos realmente é impossível não dar risadas, mas o único problema se dá a subtrama romântica que o longa começa a forçar. Seu par é interpretado por André Luiz Frambach, que além de não possuir química alguma com Manoela, parece estar em outro filme.
Outro ponto negativo acontece em cima da antagonista interpretada por Katiuscia Canoro (a chefe da empresa que patrocina Ana), que parece ter saído de uma produção amadora e mal feita, pois a atuação dela é uma das coisas mais fracas do filme.
“Modo Avião” consegue mostrar que a Netflix produz divertidas produções nacionais, que entretém aqueles que buscam um divertimento escapista e brasileiro. Que venham mais filmes da Larissa para a Netflix!
Gabriel Fernandes: Engenheiro de Computação, Cineasta, Crítico de Cinema e agora Radialista na Rádio RVD, resolveu compartilhar seu conhecimento sobre cinema com todos aqueles que apreciam essa sétima arte.