Morre a lenda do cinema Kirk Douglas, aos 103 anos - Engenharia do Cinema
Morreu ontem aos 103 anos, o ator e produtor Kirk Douglas. Considerado uma das maiores lendas do cinema, o falecimento foi confirmado por seu filho Michael Douglas em comunicado oficial:
“É com enorme tristeza que eu e meus irmãos anunciamos que Kirk Douglas nos deixou hoje aos 103 anos. Para o mundo, ele era uma lenda, um ator da era de ouro do cinema que viveu até sua melhor idade, um humanitário cujo comprometimento com a justiça e suas crenças criaram um objetivo para quem queríamos ser. Mas para mim e meus irmãos Joel e Peter, ele era apenas o papai, para Catherine [Zeta-Jones, esposa de Michael Douglas], um maravilhoso sogro, para seus netos e bisnetos, um amoroso avô, e para sua esposa Anne, um maravilhoso marido. A vida de Kirk foi bem vivida e ele deixa um legado que será lembrado por diversas gerações futuras e uma história como um reconhecido filantropo que trabalhou para ajudar o público e trazer paz para o mundo. Permita-me encerrar [este comunicado] com as palavras que disse a ele em seu último aniversário e que permanesserão eternamente verdadeiras. Papai – eu te amo demais e fico muito orgulhoso de ser seu filho“.
Ele foi conhecido principalmente por estrelar os clássicos “Spartacus”, “A Montanha dos 7 Abutres” e “20.000 Léguas Submarinas”. Ele chegou a ser indicado a três Óscares, pelos filmes “O Invencível” (1949), “Assim Estava Escrito” (1952) e “Sede de Viver” (1956), mas venceu apenas pelo conjunto da carreira em 1996 devido a sua “força criativa e moral na comunidade cinematográfica” por mais de 50 anos.
Seu ultimo trabalho foi em 2008, no longa “Meurtres à l’Empire State Building”, dirigido por William Karel.
Opinião do Gabriel: Ele definiu a palavra de lenda do cinema, pois foi um dos primeiros grandes atores a usarem seu poder na industria para ir contra um sistema, e ter voz dentro dos estúdios na hora de estrelar seus filmes.
Gabriel Fernandes: Engenheiro de Computação, Cineasta, Crítico de Cinema e agora Radialista na Rádio RVD, resolveu compartilhar seu conhecimento sobre cinema com todos aqueles que apreciam essa sétima arte.