Crítica - Luta Por Justiça - Engenharia do Cinema

publicado em:24/02/20 3:28 PM por: Gabriel Fernandes CríticasTexto
O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é download-1.jpg
Apoio

Pegue o recente “O Caso de Richard Jewell” e o clássico “Tempo de Matar” (com Matthew McConaughey, Sandra Bullock e Samuel L. Jackson), e nós temos o novo longa estrelado pelo trio Michael B. Jordan, Jamie Foxx e Brie Larson, “Luta Por Justiça”. Tendo sido vendido como uma indicação certeira ao Oscar do segundo, o filme acabou sendo completamente esquecido na época de premiações (embora Foxx tenha sido indicado apenas no SAG e em outras menos relevantes). Embora a qualidade deste filme seja excelente, assim como as atuações, devido ao estilo de produção (com temáticas judiciais), dificilmente conquistaria algo/destaque na Academia.

Imagem: Warner Bros (Divulgação)

Baseado no livro de Bryan Stevenson (que é interpretado por Jordan), a trama é inspirada em seu principal caso como advogado de prisioneiros no corredor da morte. Durante os anos 90, ele trabalhou na defesa do fazendeiro Walter McMillian (Foxx), que foi acusado e condenado ao corredor da morte por causa do assassinato de uma jovem. Mas a medida que ele começou a estudar o assunto, percebeu que o réu realmente poderia ser inocente.

Imagem: Warner Bros (Divulgação)

Começo enaltecendo o trabalho dos roteiristas Destin Daniel Cretton (que também assina a direção) e Andrew Lanham, que detém um enorme cuidado para explicar o contexto histórico vivido pelos Eua, para o espectador conseguir entender o que realmente estava sendo considerado nos tribunais. Eles não mostravam os fatos utilizando diálogos explicativos, mas sim com situações, nas quais percebemos o quão os Eua eram claramente racistas com diversas pessoas negras (como a cena onde Stevenson é mandado ficar completamente nu, de forma esdruxula pelo policial, apenas para poder ingressar na prisão).

Apesar de Foxx ter sido o grande nome vendido para as grandes premiações, ao meu ver Jordan consegue mostrar neste projeto que é um ator completamente maduro e literalmente passou uma enorme naturalidade com sua atuação. Já Larson está aqui mais por causa da relação com Cretton (que já a dirigiu em “Castelo de Vidro”), tanto que sua personagem é que possui menos destaque.

“Luta Por Justiça” é um excelente longa metragem que a Warner deu sorte em colocar agora nos cinemas, pois infelizmente não temos produções relativamente boas como ela, em cartaz nas telonas.

Gabriel_Fernandes

Gabriel Fernandes: Engenheiro de Computação, Cineasta, Crítico de Cinema e agora Radialista na Rádio RVD, resolveu compartilhar seu conhecimento sobre cinema com todos aqueles que apreciam essa sétima arte.



A última modificação foi feita em:outubro 3rd, 2020 as 22:02


Post Tags

Engenheiro de Computação, Cineasta e Critico de Cinema, resolveu compartilhar seu conhecimento sobre cinema com todos aqueles que apreciam essa sétima arte.


Comentários



Adicionar Comentário