Albert Uderzo, um dos criadores do Asterix, morre aos 92 anos - Engenharia do Cinema
O ilustrador Albert Uderzo, criador do Asterix ao lado de René Goscinny (morto em 1977, aos 51 anos), morreu nesta terça-feira, 24, aos 92 anos. “Albert Uderzo faleceu enquanto dormia em sua casa, em Neuilly (nas proximidades de Paris), após um ataque cardíaco, sem relação ao coronavírus” relatou À AFP.
O personagem foi criado em 1959, sendo adaptado para mais de 111 línguas e dialetos, vendendo mais 380 milhões de cópias pelo mundo, às histórias ainda tiveram 11 adaptações cinematográficas e um parque temático na França (sendo ativo até hoje).
Com Goscinny, Uderzo publicou mais de 24 álbuns do personagem. Mas após o falecimento do primeiro, ele ainda publicou mais outros dez. Em 2009 ele se aposentou da função, e vendeu os direitos a editora Hachette, que em 2011 passou a permitir que outros escritores continuassem suas histórias.
Porém a última obra de Uderzo foi “A filha de Vercingétorix”, lançada em 2019, para celebrar os 60 anos da criação de Asterix.
Opinião do Gabriel: Grande perda para a literatura mundial.
Gabriel Fernandes: Engenheiro de Computação, Cineasta, Crítico de Cinema e agora Radialista na Rádio RVD, resolveu compartilhar seu conhecimento sobre cinema com todos aqueles que apreciam essa sétima arte.