Vamos Recordar? Stanley Kubrick: "De Olhos Bem Fechados" - Engenharia do Cinema

publicado em:28/03/20 10:01 AM por: Gabriel Fernandes CríticasTextoVamos Recordar?
O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é download.jpg
Apoio

A pedidos dos leitores e seguidores do Engenharia do Cinema, resolvemos fazer essa edição especial do quadro “Vamos Recordar?”, com os longas mais marcantes da carreira de Stanley Kubrick.

No segundo bloco deste quadro, vamos falar sobre o último filme da carreira de Kubrick, “De Olhos Bem Fechados”. Estrelado pelo casal número um dos anos 90, Tom Cruise e Nicole Kidman, a sua produção pode-se dizer que foi conturbada, pois foram cerca de 400 dias de filmagens (inclusive entrando para o Livro dos Recordes, por isso) durante os períodos de novembro de 1996 até junho de 1998. Devido ao fato de a Warner ter de recriar todo o estúdio em Londres, pois Kubrick não gostava de viajar de avião, além do fato dele regravar inúmeras vezes ás mesmas cenas e reescreve-las antes de serem executadas.

A pós-produção do longa foi bastante extensa também, onde infelizmente cinco dias após apresentá-lo pela primeira vez em 02 de março de 1999, Kubrick faleceu cinco dias depois (devido à uma parada cardíaca enquanto dormia).

Imagem: Warner Bros (Divulgação)

Baseado no romance de Arthur Schnitzler, “Traumnovelle”, a história mostra o casal da alta sociedade Dr. William Harford (Cruise) e Alice Harford (Kidman), onde após uma confissão desta em que tinha desejos sexuais com um marinheiro, faz seu marido sair em uma noite completamente sem rumo e indo parar em lugares com os mais diversos fetiches sexuais.

Imagem: Warner Bros (Divulgação)

Pode parecer que estou contando a história de um filme pornô, mas não é. O fato do longa ter apresentado essa dinâmica é muito mais complexo do que deveria. Ele extrapola o psicológico de William, de certa maneira, pois a história nos faz ver a perspectiva dele (nos fazendo ter medo e suspense em qualquer um dos lugares que ele visita). Completamente diferente do Cruise habitual, seu personagem é acanhado, medroso e cada vez mais demonstra receio em suas atitudes. Kidman já tem um dos papéis mais complexos de sua carreira, pois além de passar algumas partes da produção nua ou em cenas fortes, mas serve para extrapolar os sentimentos do próprio protagonista em relação a ela.

“De Olhos Bem Fechados” não é o mais marcante de Kubrick, mas sua despedida nos cinemas mostra que ele deu seu Adeus justamente em uma nova era, onde haveriam poucos cineastas como ele na ativa…

Gabriel_Fernandes

Gabriel Fernandes: Engenheiro de Computação, Cineasta, Crítico de Cinema e agora Radialista na Rádio RVD, resolveu compartilhar seu conhecimento sobre cinema com todos aqueles que apreciam essa sétima arte.



Post Tags

Engenheiro de Computação, Cineasta e Critico de Cinema, resolveu compartilhar seu conhecimento sobre cinema com todos aqueles que apreciam essa sétima arte.


Comentários



Adicionar Comentário