Especial Tolkien: A sua influência nos Jogos - Engenharia do Cinema
Muitos podem estar se perguntando, Tolkien influenciou os jogos? Existiam jogos na época dele?
A resposta para as duas perguntas é sim, Tolkien influenciou os jogos e estes existiam na época dele, mas os jogos não são como os que temos hoje em dia.
Um dos gêneros que Tolkien influenciou, de forma indireta, foi RPG. Nele você interpreta um personagem, que varia de jogo para jogo, tem-se um enredo e você tem que desenvolver uma estratégia ao longo do jogo conforme o enredo se desenvolve e poder melhorar as habilidades dos personagens.
Um dos maiores representantes do RPG é o jogo D&D (abreviatura de Dugeons & Dragons), que é um jogo de RPG de mesa, utilizando tabuleiro, dados e bonecos, criado na década de 1970.
Jogo “Dugeons & Dragons” (Divulgação da Internet)
Até agora não falei de influência do Tolkien, mas os jogos de RPG, como o D&D, utilizam personagens que foram imortalizados nos livros do Tolkien, como elfos, magos, anões, dragões, orcs, goblins, entre outros.
Jogos de cartas também tiveram influência de Tolkien, pois já existiu um jogo de cartas (físico) d’O Senhor dos Anéis, assim como tem jogo eletrônico de cartas inspirado nas obras do Tolkien, assim como outros gêneros de jogos eletrônicos como ação e aventura com a temática de Tolkien.
Além do D&D, um dos jogos que é inspirado nas histórias do Tolkien é o Shadow of Mordor (Sombra de Mordor, em tradução literal), pelo nome é evidente que tem inspiração, mas não conta a história dos livros em si, mas um enredo a parte do universo criado por Tolkien.
Guilherme Pitta: Fã de “Harry Potter” e o “O Senhor dos Anéis”, resolveu apresentar seu conhecimento técnico nestas obras e na literatura em geral.