Crítica - Greyhound: Na Mira do Inimigo - Engenharia do Cinema
“Greyhound: Na Mira do Inimigo” é um dos exemplos de longas que sofreram com a pandemia do coronavírus. Programado para ser lançado nos cinemas em meados de junho, o filme foi comprado pela Apple e lançado neste final de semana na plataforma streaming Apple TV+. Escrito e estrelado por Tom Hanks (que afirmou estar decepcionado com a escolha), a Sony (detentora dos direitos de distribuição deste) fez uma sábia decisão em cancelar o lançamento do longa nos cinemas.
Inspirado no livro de C.S. Forester, a história gira em torno do Capitão Krause Greyhound (Hanks), que liderou uma batalha em pleno oceano Atlântico, onde seu navio e grande parte das tripulações dos Eua corriam riscos de serem abatidos por embarcações nazistas, em plena Segunda Guerra Mundial.
Apesar de conter diversas cenas que claramente funcionariam melhor com uma acústica de cinema (que talvez acabe até indo para o Oscar nas categorias de som), temos um tipico caso de filme que só chama atenção por conta de seu ator protagonista. Se não fosse o carisma de Hanks, o longa teria passado em branco e sequer teria alguma moral no mercado cinematográfico. Com 95% das cenas se passando apenas em alto mar, temos um longa que não se preocupa em relatar os contextos históricos, mas sim a situação que a tripulação viveu durante às horas de batalha.
O roteiro de Hanks deduz que o espectador já conheça o fato histórico, não poupando em idolatrar seu personagem como o verdadeiro herói e como a verdadeira “alma salvadora” da situação, ou seja, não há tramas paralelas. Com uma metragem de apenas 90 minutos (1h20 de filme e 10 minutos de créditos finais), a direção de Aaron Schneider opera no automático, onde tudo soa apenas em um clima de repetição e nada mais de diferente, o que acaba cansando o espectador que não é adepto ao assunto.
“Greyhound: Na Mira do Inimigo” é um dos filmes mais fracos da carreira de Tom Hanks, onde em tempos de pandemia é uma pena terem lançado apenas este longa do gênero de guerra nas plataformas streaming.
Gabriel Fernandes: Engenheiro de Computação, Cineasta, Crítico de Cinema e agora Radialista na Rádio RVD, resolveu compartilhar seu conhecimento sobre cinema com todos aqueles que apreciam essa sétima arte.