Entenda como irá funcionar a campanha #JuntosPeloCinema, que irá promover a retomada oficial das salas de cinema - Engenharia do Cinema
A matéria a seguir não tem como propósito discernir os cuidados com a pandemia, muito menos promover aglomerações. Ela possui APENAS o caráter informativo.
Segundo as ordens do governador do estado de São Paulo, João Dória, às salas de cinema poderão serem reabertas à partir da quarta semana da fase amarela de restrições do coronavírus, ou seja, pelo menos no estado citado os cinemas começarão a ser reabertos nos próximos dias.
Independentemente da data de abertura em São Paulo e em outros estados, todos os distribuidores e redes de cinema se juntaram na campanha #JuntosPeloCinema. Com um especial rotulado como Festival De Volta para o Cinema, idealizado pelo crítico, curador e apresentador Érico Borgo, ele contará com a exibição de diversos longas que foram sucesso de público, crítica e de bilheterias, além de clássicos que marcaram a história da sétima arte, sendo reexibidos em versões digitais nas salas de cinema.
Entre os parceiros que estão abrindo espaço para a divulgação dos materiais estão AdoroCinema, Adsmovil, AXN, Buzzfeed, Canal Brasil, Canal Like, Cineclick, Cinepop, Elemídia, Eletromídia, Facebook, Flix Media, Folha de S.Paulo, FSign, Gameloft, Globo através da Globo Filmes, Google, Ingresso.com, JCDecaux, Megapix, MPV7, O Globo, Omelete, OTIMA, Portal Hugo Gloss, Preshow, PrimePass, Rádio JB FM, Rádio Metropolitana, Rede Mix de Rádio, RedeTV!, SBT, Seedtag, Sony Channel, Spotify, Tastemade, Telecine, TV Bandeirantes, UOL, Veja Rio, Veja São Paulo, Velox Tickets, Viacom/CBS, Waze, Webedia. Apoio Institucional: Academia Brasileira de Cinema, Ancine, Ministério do Turismo e RioFilme.
Todos os veículos de comunicação das páginas citadas no paragrafo acima, postaram o vídeo abaixo apresentando a iniciativa em suas redes sociais:
Para os próximos dias começarão a serem divulgadas às medidas oficiais para as novas regras de prevenção ao contágio do COVID-19, que serão ministradas pela Federação Nacional das Empresas Exibidoras de Cinema (Feneec), os sindicatos estaduais, seus associados e a Associação Brasileira de Multiplex (Abraplex). Todos eles terão base nas medidas propostas pelo governadores estaduais.
Mas segundo o Filmmelier, o site Ingresso.com já divulgou como funcionará o sistema de assentos nas salas de cinema. Quando você for comprar um ingresso para quaisquer sessões, os assentos que ficam ao redor de você com/sem os seus acompanhantes, ficarão bloqueados para compra, ou seja, os locais bloqueados irão variar de acordo com as compras do espectador.
O mesmo provavelmente irá ocorrer nas compras diretas nas bilheterias e terminais de autoatendimento dos cinemas, que também possuem o mesmo mecanismo (em sua maioria). Porém a técnica será bastante diferente nas salas Vips, pois a distância dentre os lugares são distintas em relação as salas habituais.
Para mais informações sobre o movimento, clique aqui.
Acompanhe o Engenharia do Cinema, sobre às atualizações na reabertura das salas, assim como às programações.
Lembrando que ainda não existe uma data exata para a reabertura das salas de cinema.
Gabriel Fernandes: Engenheiro de Computação, Cineasta, Crítico de Cinema e agora Radialista na Rádio RVD, resolveu compartilhar seu conhecimento sobre cinema com todos aqueles que apreciam essa sétima arte.