Crítica - O Rei - Engenharia do Cinema
Dentre os diversos últimos blockbusters da Netflix, “O Rei” pode ser definido como o primeiro grande épico em longa metragem da plataforma. Estrelado por Timothée Chalamet, Joel Edgerton (que também assina o roteiro e produção) e Robert Pattinson, podemos facilmente colocá-lo dentre os melhores filmes do serviço streaming.
Imagem: Netflix (Divulgação)
A história gira se passa há muito tempo atrás, quando o irresponsável Príncipe Hal (Timothée Chalamet, em excelente atuação) se vê obrigado a assumir o trono como Rei da Inglaterra, quando seu Pai morre. Porém logo após assumir o trono, acaba descobrindo que a realeza francesa enviou um assassino para matá-lo. É quanto ele declara uma batalha contra a França e terá de enfrentar um psicótico Príncipe francês (Robert Pattinson).
Imagem: Netflix (Divulgação)
Durante os 30 minutos iniciais vemos o quão o roteiro de Edgerton e David Michôd (que também assina a direção) opta por moldar a personalidade de Hal e como ele evolui ao assumir o cargo de Rei. Se estivesse nas mãos da equipe errada, isso seria feito em questão de cinco minutos e não teríamos a imersão que o longa nos promove.
Outro acerto em cheio são como as políticas e situações da época, podem ocorrer em diversos quadros sociais até hoje. Claro, há algumas situações da época como casamentos, batalhas e desafios que eram hábitos comuns.
Porém desviando um pouco do contexto do roteiro, vemos também o quão a produção é bem realizada em diversos quesitos técnicos, seja no design de produção, figurino e efeitos visuais. Mas a narrativa não chega a ser violenta ou até mesmo pesada, como aparenta ser (ocorrem algumas cenas de mutilação, mas nada fugindo deste tópico e indo pra torturas e cenas muito explicitas).
“O Rei” é uma ótima pedida para quem procura um épico muito bem realizado, com diversas reflexões sobre questões sócio-políticas atuais.
Gabriel Fernandes: Engenheiro de Computação, Cineasta, Crítico de Cinema e agora Radialista na Rádio RVD, resolveu compartilhar seu conhecimento sobre cinema com todos aqueles que apreciam essa sétima arte.