Crítica - Aprendiz de Espiã - Engenharia do Cinema
Com uma passagem azarada nos cinemas, pois foi lançado exatamente na semana de inicio da pandemia do coronavírus, a comédia infantil “Aprendiz de Espiã” finalmente foi lançada pelo serviço de streaming da Amazon Prime Vídeo. Essa é aquela tipica produção como o recente “Missão Pijamas“: vai funcionar se você for muito fã do gênero “sessão da tarde” ou até mesmo for uma pessoa com 12 anos ou menos.
Imagem: Diamond Films/Amazon Prime (Divulgação)
A história gira em torno do agente JJ (Dave Bautista), que após falhar em uma perigosa missão, é escalado para espionar a médica Kate (Parisa Fitz-Henley). cujo falecido marido estava envolvido em um perigoso esquema criminoso. Porém ele não imaginava que a filha desta, Sophie (Chloe Coleman), iria descobrir o disfarce dele e agora o chantageia para à ensinar todas as mutretas do mundo da espionagem, caso o contrário ela irá estragar seu disfarce.
Imagem: Diamond Films/Amazon Prime (Divulgação)
O roteiro de Erich Hoeber e Jon Hoeber usufrui do clássico estilo “padrão”, onde eles pegam todas às piadas e situações já conhecidas do gênero e apenas adaptam para tais atores e até mesmo para a geração atual. Quem cresceu nos anos 80/90, imediatamente vai se lembrar das comédias de Arnold Schwarznegger, Sylvester Stallone e Bruce Willis, o que logo lhe fará não conseguir comprar à ideia do filme que é bem previsível.
Apesar de já ter feito filmes divertidos como “Acerto de Contas” e “Agente 86“, o diretor Peter Segal sequer apresenta alguma situação memorável como nos citados ou até mesmo se esforça para fazer alguma cena de ação que usufrua do talento de Bautista (que já demonstrou ser bom no estilo, em outras produções).
“Aprendiz de Espiã” é o típico filme que funcionará se você for uma criança e ver a produção apenas como um passatempo de final de semana e nada mais além disso.
Gabriel Fernandes: Engenheiro de Computação, Cineasta, Crítico de Cinema e agora Radialista na Rádio RVD, resolveu compartilhar seu conhecimento sobre cinema com todos aqueles que apreciam essa sétima arte.