Crítica - Não Vamos Pagar Nada - Engenharia do Cinema

publicado em:9/10/20 10:00 AM por: Gabriel Fernandes CríticasStreamingTelecine PlayTexto
Apoio

Após o lançamento sucessivo de “Três Verões” diretamente no serviço streaming do Telecine, agora chegou a vez de “Não Vamos Pagar Nada”, segundo longa nacional que teve um mesmo destino (previsto para lançar nos cinemas, mas teve o lançamento cancelado e lançado diretamente pelo citado). Porém ao invés de ser um forte drama que já havia sido exibido pelo mundo, “Não Vamos Pagar Nada” ainda não havia sido apresentado antes ao público amplo (muito menos em festivais).

Imagem: H20 Filmes/Telecine (Divulgação)

A história tem inicio em um mercado de uma pequena cidade, onde após uma confusão dentre os clientes e o novo gerente, por conta o aumento abusivo de preços, eles acabam saqueando o local. Mas a trama em si, gira em torno apenas das amigas Antônia (Samantha Schmütz) e Margarida (Flavia Reis), que foram uma das saqueadoras e estão sendo procuradas pela policia.

Imagem: H20 Filmes/Telecine (Divulgação)

Apesar do roteiro de Renato Fagundes (“Modo Avião”), conseguir exercer uma boa crítica aos problemas sociais pelo qual vivemos (com preços abusivos nas mercadorias e o desemprego cada vez mais ficando maior), ele erra e muito ao tentar sancionar graça nesta situação. Apesar do filme ter sido feito antes da pandemia, ele acabou sendo lançado no meio dela e o roteiro acabou caindo como uma luva na situação sociopolítica brasileira.

Porém como muitos brasileiros vivem os arcos degradantes mostrados no filme, Fagundes mostra que ele pecou bastante ao aborda-los de uma forma satírica extremamente forçada. Tudo acaba sendo jogado ao espectador e não deixa o deixa pensar, muito menos absorver às informações, pois ele vende os atos das protagonistas como justo e ponto final. Funcionaria se fosse mais voltado ao drama, com pitadas de um humor negro ácido e não “humor light do povão” (porque vamos e venhamos, eles tentam tirar graça com cenas de um personagem comendo uma cabeça de frango).

“Não Vamos Pagar Nada” possui uma ácida crítica a situação atual do povo brasileiro, mas peca ao tentar forçar a graça nisso.

Gabriel_Fernandes

Gabriel Fernandes: Engenheiro de Computação, Cineasta, Crítico de Cinema e agora Radialista na Rádio RVD, resolveu compartilhar seu conhecimento sobre cinema com todos aqueles que apreciam essa sétima arte.



Engenheiro de Computação, Cineasta e Critico de Cinema, resolveu compartilhar seu conhecimento sobre cinema com todos aqueles que apreciam essa sétima arte.


Comentários



Adicionar Comentário