Crítica - De Perto Ela Não é Normal - Engenharia do Cinema
Em meio a uma ação onde filmes nacionais que estavam previstos para serem lançados no cinema e tiveram seus lançamentos direto para o catálogo da Rede Telecine, “De Perto Ela Não é Normal” foi o mais diferenciado dos outros dois filmes (“Três Verões” e “Não Vamos Pagar Nada“), pois, antes de chegar no serviço citado na próxima quinta, 5, será lançado nesta quinta, 29, em cinemas selecionados.
Imagem: Escarlate/Telecine (Divulgação)
Inspirado na peça teatral escrita pelos próprios Walter Negrão e Susana Pires (que também cuidam do roteiro deste longa), a história gira em torno da pacata funcionária do INSS, Suzy (Pires), que está cansada da sua triste vida com o marido Pedrinho (Marcelo Serrado) e ainda ter de cuidar de sua sogra e filha. Mas um dia ela resolve chutar o balde após uma noite com o desconhecido Tony (Ricardo Pereira) e larga sua vida triste e passa a focar em si mesma.
Imagem: Escarlate/Telecine (Divulgação)
O roteiro de imediato procura salienta a grande realidade de muitos casais, com toques satíricos (Serrado realmente está hilário e impagável no papel do marido relaxado de Suzy). Mas o show mesmo se dá pela interpretação tripla de Pires, pois além de viver Suzy, ela vive a tia e mãe desta personagem e o motivo é bastante claro no roteiro: ela via nas duas uma espécie de “inspiração” desde a infância. Mas, por se tratar de um projeto pessoal da atriz, ela chamou os amigos mais próximos para fazerem pequenas participações como a apresentadora Angélica, a cantora Ivete Sangalo e os gloriosos Orlando Drummond, Marcos Caruso, Heloísa Périssé e Samantha Schmütz.
Nem tudo é as mil maravilhas, pois o filme acaba perdendo bastante força após os primeiros 40 minutos e acaba caindo numa mesmice do cinema nacional (onde a pressa para terminar o arco acaba deixando muitas coisas sendo apresentadas e não acabam sendo engraçadas, mas sim forçadas).
Voltada para o público feminino e, apesar de ter sido vendido como um “filme para se sentir bem”, “De Perto Ela Não é Normal” acabou sendo um mais do mesmo no cinema nacional.
Gabriel Fernandes: Engenheiro de Computação, Cineasta, Crítico de Cinema e agora Radialista na Rádio RVD, resolveu compartilhar seu conhecimento sobre cinema com todos aqueles que apreciam essa sétima arte.