Crítica - Utopia (1ª temporada) - Engenharia do Cinema

publicado em:1/11/20 11:39 AM por: Gabriel Fernandes Amazon PrimeCríticasSériesTexto
Apoio

Após os sucessos do longa “Garota Exemplar” e da série “Objetos Cortantes“, a escritora Gillian Flynn mostra que ainda está com a corda toda no universo da cultura pop. Agora ela assinou com a Amazon para produção deste remake da série britânica “Utopia“, que é inspirada em uma das suas mais famosas obras. Porém, por irônica do destino, o lançamento desta veio cercado de polêmicas, pois o seriado aborda uma grande pandemia viral que começa a se formar no mundo.

Imagem: Amazon Prime Video (Divulgação)

A trama tem início com um mega evento de cultura pop em uma pequena cidade, onde começam a correr boatos que uma edição que continua os quadrinhos “Utopia” existe e estará à venda no local e de forma escondida. Esta chega a ser completamente diferente de tudo o que foi visto, pois o autor colocou na história situações que remetem o que estar por vir, inclusive a cura para uma pandemia global que começou a se formar. Eis que o misterioso serial killer Arby (Christopher Denham) descobre a situação e começa a caçar todos aqueles que tiveram acesso a mesma. Então, um grupo de jovens que tiveram acesso à obra citada se unem para descobrir a verdade, mas não imaginam que teriam a ajuda da própria protagonista da trama, Jessica Hyde (Sasha Lane).

Imagem: Amazon Prime Video (Divulgação)

Dividida em oito episódios, esta primeira temporada da série mostra, e muito, várias questões que estamos vivenciando no mundo nesta pandemia do coronavírus. Seja a pressa do governo em lançar logo uma vacina, às situações bastante constrangedoras no processo de produção desta. Nestes arcos somos apresentados ao Dr. Michael Stearns (Rainn Wilson), que não só possui uma atmosfera suspeita também, como demoramos para entender realmente o que está acontecendo.

Essa jogada da dúvida acontece de forma muito bem realizada na série, porém, acredito que se eles fossem mais lineares na narrativa, colocaria mais tensão no espectador. Alguns personagens nos criam medo e nervosismo sempre que aparecem, como o serial vivido por Denham (que foi uma grande descoberta na dramaturgia) e o chefe da agência das vacinas, Dr. Kevin Christie (John Cusack, que voltou às grandes produções triunfalmente).

A primeira temporada de “Utopia” chegou ao ápice de uma situação bastante delicada no mundo e coloca mais lenha na fogueira nas dúvidas sobre “se estamos indo no caminho certo?” ou “se estamos sendo vítimas de um problema do governo?”.

Gabriel_Fernandes

Gabriel Fernandes: Engenheiro de Computação, Cineasta, Crítico de Cinema e agora Radialista na Rádio RVD, resolveu compartilhar seu conhecimento sobre cinema com todos aqueles que apreciam essa sétima arte.



A última modificação foi feita em:janeiro 20th, 2021 as 13:28


Post Tags

Engenheiro de Computação, Cineasta e Critico de Cinema, resolveu compartilhar seu conhecimento sobre cinema com todos aqueles que apreciam essa sétima arte.


Comentários



Adicionar Comentário