Especial 007 - Com 007 Só Se Vive Duas Vezes - Engenharia do Cinema

publicado em:6/11/20 12:41 PM por: Gabriel Fernandes ColunasCríticasEspecial 007StreamingTelecine PlayTextoVamos Recordar?
Apoio

Após o resultado mediano no roteiro de “Chantagem Atômica“, este novo exemplar da franquia já teve um tratamento bastante melhor na concepção do roteiro. Escrito por Roald Dahl (o mesmo responsável pela criação de “A Fantástica Fábrica de Chocolate” e “Convenção das Bruxas“), é um filme que não apenas mostra o desejo dos EUA/Inglaterra em se manterem como os pioneiros na corrida espacial (o que aconteceria em 69), como também apresenta um dos principais vilões da história da franquia: Blofeld (interpretado por Donald Pleasence)

Imagem: MGM (Divulgação)

Na história de “Com 007 Só Se Vive Duas Vezes“, Bond é enviado para o Japão para investigar o desaparecimento misterioso de duas naves, uma dos EUA e outra da União Soviética. Porém, à medida que ele vai avançando nas investigações (e aprendendo mais sobre a cultura japonesa), ele descobre que o homem por trás de tudo pode ser pior que qualquer vilão já enfrentado por ele.

Imagem: MGM (Divulgação)

É quase inegável a importância do vilão Blofeld para a franquia 007. Sempre acompanhado de seu gato no colo e vestindo uma roupa cinza (não estou falando do Dr. Evil, de “Austin Powers“, cuja representação é uma sátira deste), este é uma representação das nações comunistas da época, aos quais queriam, a todo custo, a implantação do movimento citado pelo mundo e, ao mesmo tempo, impedir os avanços tecnológicos para além do universo. Sendo apresentado de forma obscura desde “Moscou Contra 007”, apenas agora vemos sua face e graças a interpretação de Pleasence, o personagem se tornou marcante.

Quanto às cenas gravadas no Japão, elas não exploram muito da cultura do local, mas deixa claro que, desde os anos 60, o país já era o mais evoluído de todos (afinal, pela primeira vez vemos um carro com vídeo chamadas). Isso sem mencionar diversas outras artimanhas, que também foram apresentadas por Q (Desmond Llewelyn).

Com 007 Só Se Vive Duas Vezes” é um dos mais marcantes filmes de Bond e apresentou ao mundo a definição de um dos mais marcantes vilões da franquia.

Gabriel_Fernandes

Gabriel Fernandes: Engenheiro de Computação, Cineasta, Crítico de Cinema e agora Radialista na Rádio RVD, resolveu compartilhar seu conhecimento sobre cinema com todos aqueles que apreciam essa sétima arte.



A última modificação foi feita em:janeiro 13th, 2021 as 15:31


Post Tags

Engenheiro de Computação, Cineasta e Critico de Cinema, resolveu compartilhar seu conhecimento sobre cinema com todos aqueles que apreciam essa sétima arte.


Comentários



Adicionar Comentário